Linguagem, trabalho e cultura: imagens do labor nos livros I e III das "Geórgicas", de Virgílio
Resumo
Neste artigo, investiga-se a presença da temática do trabalho (labor) e do trabalhador como personagem do discurso nos livros I e III das “Geórgicas” de Virgílio. Com base nas noções de intradiscurso e interdiscurso e com um enfoque no campo discursivo literário, objetiva-se analisar duas digressões mitológicas presentes no poema: a passagem sobre a “teodiceia do trabalho” (I,v.118-159) e aquela sobre os pastores da Líbia e da Cítia (III, v.339-383), a fim de evidenciar a imagem ambivalente que se constrói da atividade “trabalho” na obra. Além disso, pretende-se demonstrar a importância dessa atividade ao longo do tempo, ao se promover uma interseção com a cultura clássica e com aspectos sóciopolíticos do Império Romano.
Palavras-chave: Linguagem. Trabalho. Poesia didática latina. Virgílio. “Geórgicas”.
Downloads
Referências
BARCHIESI, Alessandro. Lettura del secondo libro delle
“Georgiche”. In: GIGANTE, M. (org.). Lecturae Vergilianae.
Napoli: Giannini, 1982, vol. II, p. 41-86.
CONTE, Gian Biagio. Latin Literature: a history. Translated
by Joseph B. Solodow. Baltimore/ London: The Hopkins
University Press, 1999.DALZELL, Alexander. The criticism of didatic poetry: essays
on Lucretius, Virgil and Ovid. Toronto/ Buffalo/ London:
University of Toronto Press, 1996, p. 104-31.
Enciclopedia Virgiliana. Roma: Istituto della Enciclopedia
Italiana, 1985, v. II, p. 664-698.
ERNOUT, Alfred; MEILLET, Alfred. Dictionnaire
étymologique de la langue latine: histoire des mots. Paris:
Klincksieck, 1951.
FARIA, Antônio Augusto Moreira de. Interdiscurso e
intradiscurso: da teoria à metodologia. In: MENDES, E. A. M.
(Org.); IBLER, V. B. (Org.); OLIVEIRA, P. F. M. (Org.). O novo
milênio - interfaces linguísticas e literárias. Belo Horizonte:
FALE UFMG, 2001, p. 31-37.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. 8. ed. São Paulo:
Ática, 2005.
GAGLIARDI, Donato. Lettura del primo libro delle
“Georgiche”. In: GIGANTE, M. (org.). Lecturae Vergilianae.
Napoli: Giannini, 1982, vol. II, p. 9-39.
GALE, Monica R. Virgil on the nature of things: the “Georgics”,
Lucretius and the didactic tradition. Cambridge: Cambridge
University Press, 2000.
HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Trad. Christian Werner.
São Paulo: Hedra, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. L’Analyse du discours:
introduction aux lectures de l’archive. Paris: Hachette, 1991.
SÉNEQUE. Lettres à Lucilius. Tome III (Livres VIII-XIII).
Texte établi par François Préchac et traduit par Henri Noblot.
Paris: Les Belles Lettres, 1957.
THOMAS, Richard F. P. Prose into poetry: tradition and
meaning in Virgil’s “Georgics”. In: Harvard studies in classical
philology. Cambridge, Mass./ London, 1987, vol. XCI, p. 229-
TOOHEY, Peter. Epic Lessons: an introduction to the ancient
didatic poetry. London/New York: Routledge, 1996.
TREVIZAM, Matheus. Linguagem e Interpretação na
Literatura Agrária Latina. Tese de Doutorado inédita.
Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, 2006.VIRGIL. Georgics. Edited by Richard Thomas. Cambridge:
University Press, 2001, v. II.
VIRGILE. Géorgiques. Texte établi et traduit par Saint-Denis.
Paris: Les Belles Lettres, 1956.
WILKINSON, L. P. The “Georgics” of Virgil: a critical survey.
New edition, foreword and bibliography by Niall Rudd.
Norman: University of Oklahoma Press, 1997.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.