A escrita que desafia a morte: impossibilidades e itinerários em Conhecimento do Inferno, de António Lobo Antunes

  • Davi Andrade Pimentel Universidade Federal do Ceará - UFC
Palavras-chave: Lobo Antunes. Morte. Escrita. Ordem. Blanchot.

Resumo

Este trabalho investiga  a impossibilidade da mor­te em diversas perspectivas  na narrativa  Conheci­mento  do Inferno, de António Lobo Antunes,  bem como analisa a estrutura do relato, produzido pelo narrador/personagem em sua longa viagem, como fator primordial do questionamento sobre a escrita literária. A impossibilidade da morte, na narrativa citada, envolve o não-direcionamento do  relato, já que  não se destina  a ninguém, e abriga os seguin­tes componentes: a atemporalidade, pois onde não se tem passado, mas presentificação do tempo, não há morte; a própria escrita, pois aquele que escreve se vê fadado  a um trabalho sem fim, como afirma Blanchot; a não-ordem de um discurso do poder na literatura, mas o desvirtuamento dessa ordem tor­nada ambigüidade; e, ainda, a "outra" noite, espaço noturno da impossibilidade da escrita literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, António Lobo. Conhecimento do inferno. Rio de Janeiro: Obje­tiva, 2006.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

BLANCHOT. A parte do fogo. Tradução Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

BLANCHOT. A conversa infinita 1:a palavra plural. Tradução Aurélio Guer­ra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.

BLANCHOT. O livro por vir. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUARTE, Lélia Parreira. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: Edito­ra PUC Minas; São Paulo: Alameda, 2006.

HILST, Hilda. Kadosh. São Paulo: Globo, 2002.

NIETZSCHE. Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Pau­lo: Companhia das Letras, 2005.

Publicado
11-05-2017
Como Citar
Pimentel, D. A. (2017). A escrita que desafia a morte: impossibilidades e itinerários em Conhecimento do Inferno, de António Lobo Antunes. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (17), 32-54. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14614