O ESPETÁCULO DA ESCRITA: AMOR, MISTÉRIO E SEDUÇÃO EM VALE ABRAÃO, DE AGUSTINA BESSA-LUÍS

  • Gabriela Lira Carneiro PUC Minas
Palavras-chave: Amor. Mistério. Sedução. Escrita. Ema Paiva. Vale Abraão. Agustina Bessa-Luís.

Resumo

O presente trabalho pretende abordar o amor, o mistério e a sedução presentes na narrativa de Vale Abraão, de Agustina Bessa-Luís, bem como na trajetória da protagonista Ema Paiva, que conduz sua vida como se conduz um espetáculo. Visa-se, dessa maneira, a estabelecer uma anologia entre os processos de atuação da personagem e o processo da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. Inéditos I: teoria. Tradução Ivone Castilho Beneedetti. São Paulo:Martins Fontes, 2004.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução Antonio Carlos Viana. 2. ed. Lisboa:Moraes Ed.,1980.

BESSA-LUÍS, Agustina. Vale Abraão. Lisboa: Guimarães Editores,1996. BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco,1987.

DUARTE, Lélia. Amor, humor e ironia em Madame Bovary, de Flaubert e Vale Abraão, de Agustina Bessa-Luís. In: Agustina (1948 - 1998): Bodas es­critas de oiro. Org. Isabel Ponce de Leão e Olympio Pinheiro. Porto: Universi­dade Fernando Pessoa,1999.

GENÉSIO, Helena. Labirintos da escrita, labirintos da natureza em As Ter­ras do Risco, de Agustina Bessa-Luís. Bragança: Instituto Politécnico de Bra­gança, 2002.

LACAN, Jacques. O Seminário. Livro 20. Mais ainda. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

LACAN,Jacques. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: Escritos. Tradução V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p. 496-

MICHAELIS: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Com­panhia Melhoramentos,1998.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Flores da Escrivaninha. São Paulo: Companhia das Letras,1990.

Publicado
11-05-2017
Como Citar
Carneiro, G. L. (2017). O ESPETÁCULO DA ESCRITA: AMOR, MISTÉRIO E SEDUÇÃO EM VALE ABRAÃO, DE AGUSTINA BESSA-LUÍS. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (17), 75-93. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14617