A ORAÇÃO DE ALBERTO CAEIRO: ANÁLISE DE UM POEMA MUSICADO
Resumo
Neste trabalho, analisamos uma das faixas do CD Dois em Pessoa (produção independente, 2003), em que Renato Motha e Patrícia Lobato adaptam alguns poemas de Ferna ndo Pessoa para o formato de sambas e de canções. Pretendemos com este trabalho investigar as implicações estéticas resultantes da transposição de poemas da série literária para um suporte musical, verificando as estratégias utilizadas pelos compositores em tela nesse processo.
Downloads
Referências
FRITH,Simon. Performing Rires: on the value of popular music. Cambridge (Mass.}: Harvard University Press, 1996.
FRITH, Simon, GOODWIN, Andrew (Eds.). On Record: rock, pop and the written word. New York: Panthen Books, 1990.
MAGNANI, Sérgio. Expressão e comunicação na linguagem da música. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.
MIDDLETON, Richard. Reading pop: approaches to textual analysis in popular music. Oxford: OUP, 2003.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: poesia. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1984.
MOTHA, Renato, LOBATO, Patrícia. Dois em Pessoa: 24 poemas de Fernando Pessoa musicados por Renato Motha e Patrícia Lobato. Belo Horizon te: Prefeitura de Belo Horizonte (Lei Estadual de Incentivo à Cultura)/Banco Mercantil do Brasil, (s.d.]. 2 CDs (48:46 min; 47:25 min.): digital, estéreo.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música.São Paulo: Perspectiva, 2002. (Debates, 278).
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Fernando Pessoa: aquém do eu, além do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PESSOA, Fernando. Obra poética. (Org. Maria Aliete Galhoz). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.
SCHER, Steven Paul. Music and text: criticai essays. Cambridge (Mass.}: Cambridge, 1992.
TATIT, Luiz. A canção. São Paulo: Atual, 1986.
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.