TIRO AO ÁLVARO: CAMPOS SOB O OLHAR DO OUTRO

  • Tauan Fernandes Tinti UFSCar/SP
Palavras-chave: Fernando Pessoa. Álvaro de Campos. Poesia moderna. Olhar do outro.

Resumo

O presente trabalho pretende relacionar a obra poética de Fer­nando Pessoa, e mais especificamente do heterônimo Álvaro de Campos, com as reflexões de Walter Benjamin sobre a moderni­dade, a partir de sua leitura da obra de Charles Baudelaire. Para tanto, fazemos uso do que Benjamin chama de "papel disponí­vel do herói", relacionando esse conceito com o que definimos como sendo uma "poética do fingimento" em Fernando Pessoa. Em seguida, partindo dos ensaios de Eduardo Lourenço sobre a obra de Pessoa, analisamos o papel que a multidão e o "olhar do outro" subjacentes têm na obra de Álvaro de Campos, dividin­do-a em dois momentos: um primeiro, marcado pelo choque entre a necessidade do outro e uma unidade independente (e impossível), e um segundo, marcado pelo desencanto e pelo afas­tamento desse olhar alheio, onde Campos assume o fracasso de sua tentativa de unidade.

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Referências

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Publicado
11-05-2017
Como Citar
Tinti, T. F. (2017). TIRO AO ÁLVARO: CAMPOS SOB O OLHAR DO OUTRO. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (15), 182-199. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/14762