Metaphor as a dynamic complex emergence an analysis of the discourse of violence victims

Palavras-chave: Cognição, Sistema adaptativo complexo, Discurso, Metáfora, Violência urbana

Resumo

Metaphor is here approached as a complex emergence which results from many internal and external factors such as those of a bio-psychological nature among others. Based on an embodied view which assumes that cognition results from "structural couplings that bring forth a world" (VARELA; THOMPSON; ROSCH,1993); it is assumed that socio-culturally shared beliefs, values and attitudes, individuals' life history, their affective and psychological states, besides embodied factors interact dynamically to cause metaphor emergencies to occur. Such metaphors might incorporate verbal language, gestures, body language etc. Having this view of metaphor as a basis, data gathered from three focal groups composed by volunteer violence victims are analysed. Findings from participants’ talks about ways they cope with the threat posed by urban violence, point to the emergence of several systematic metaphors. VIOLENCE IN FOOTBALL IS A REPELLING FORCE and UNDERSTANDING DIFFERENT SOCIAL GROUPS IS SEEING THEM are the two systematic metaphors analysed here.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pelosi, Universidade Federal do CearáPrograma de Pós-Graduação em Linguística

Graduada em Letras pela Universidade de Brasília. Mestre em Linguística e Ensino de Inglês pela Universidade de Leeds – Reino Unido. Doutora em Linguística e Psicologia pela Universidade de Leeds – Reino Unido. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Psicolinguística Experimental na Universidade da Califórnia, Santa Cruz – EUA. Professora Aposentada da Universidade Federal do Ceará, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da referida Universidade, atualmente é professora visitante sênior da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento-Cognição e Linguística (GEL/COLIN), CNPq/UFC. Participa também do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Cognição, CNPq/UNISC e é consultora do Grupo sobre Linguagem, Cognição e Comunicação Multimédia (CLCM) do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL).

Atua no Programa de Pòs-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará

Áreas de atuação: Linguística Cognitiva; Linguística Aplicada; Aquisição, Desemvolvimento e Processamento da Linguagem.

João Paulo Rodrigues Lima, Universidade Estadual do Ceará

Professor de Linguística da Língua Inglesa no Curso de Letras Inglês da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Mattos (FAFIDAM - UECE) em Limoeiro do Norte. Atualmente cursa Doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de Linguística Cognitiva. Possui licenciatura em Letras Português-Inglês-Literatura, pela UFC (2007), e mestrado em Linguística (2012) - Aquisição da Linguagem, pela mesma instituição. Pesquisa e orienta estudos nas áreas de Linguística Cognitiva e de Ensino de Línguas e Tecnologia. Leciona as disciplinas de Psicolinguística, Semântica da Língua Inglesa, Ensino de Língua Inglesa e Tecnologias e Teorias Linguísticas. É também membro do subgrupo Cognição e Linguística, este ligado ao Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento (GELP/COLIN - UFC) desde 2006.

Áreas de atuação: Linguistica Cognitiva; Linguística Aplicada; Ensino de Inglês.

Pedro Henrique Sousa da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

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Publicado
20-12-2019
Seção
Artigos