Representações e imagens nos discursos para o/ do docente

  • Maria do Carmo de Souza Lima PUC Minas
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

Este trabalho propõe um olhar sobre a atividade do professor de língua
materna, por meio de uma análise dos discursos produzidos no âmbito
da escola pública, com a finalidade de interpretar as representações
que permeiam dizeres no entorno do agir desse profissional. O corpus
é constituído por um texto de caráter prescritivo e por fragmentos de
entrevista realizada com uma professora de língua materna atuante em
escola pública. Ao final, verificou-se que as imagens, materializadas
nos diferentes discursos, são reveladoras da condição do docente de
escola pública brasileira, na contemporaneidade.

Palavras-chave: Discurso docente. Escola pública. Representações
sociais. Ethos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do

ethos. São Paulo: Contexto, 2011.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos:

por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel

Machado; Péricles Cunha. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2007.

CORACINI, Maria José. Subjetividade e identidade do(a) professor(a)

de português. In: CORACINI, Maria José. (Org.). Identidade e

discurso. Campinas: Editora Unicamp, 2003, p.239-256.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe

Baeta Neves. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução

Tomaz Tadeu Silva; Guacira L. Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A,

KOCH, Ingedore G. Villaça. A inter-ação pela linguagem. 8 ed. São

Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 7 ed. São

Paulo: Cortez, 2002.

‑LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira. Efeitos discursivos e

praxiológicos na constituição do ethos do professor de língua materna. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. Análises do discurso hoje. V.3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p.157-179.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Proposta Curricular: CBC Língua Portuguesa. Ensinos fundamental e

médio. Belo Horizonte: SEE, 2006.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em

psicologia social. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do

óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988. p. 159-185.

Publicado
09-12-2013
Como Citar
Lima, M. do C. de S. (2013). Representações e imagens nos discursos para o/ do docente. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(23), 150-165. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/8329
Seção
Dossiê ação e formação docente