CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ HISTÓRIA E E HISTORIADORES

A Comissão Editorial da Revista Cadernos de História está organizando, nesse momento, o Dossiê História e Historiadores, que irá compor uma edição especial com vistas à publicação no vol. 19, n. 30, no primeiro semestre de 2018.

Amplas temáticas e abordagens são recorrentes objetos de análise no âmbito da atividade historiográfica e estão em contínuo debate no meio acadêmico. No entanto, já há algum tempo, o estudo sobre os historiadores vem despertando cada vez mais atenção e ocupando maiores espaços no campo de interesse dos pesquisadores, sobretudo na vertente das histórias intelectual, política, social e cultural.

Neste dossiê optamos em destacar o papel ativo desempenhado pelos historiadores na produção do saber histórico, na seleção e no tratamento das fontes e na realização dos procedimentos metodológicos que bem fundamentaram as interpretações historiográficas sobre seu objeto de pesquisa. Nessa ótica, percebe-se o historiador como sujeito que formula representações sobre o passado e, também, de seu próprio tempo, haja vista que o olhar analítico utilizado por ele remete-se ao de sua época vivida. Desde então, não se propõe em apresentar, exclusivamente, a trajetória biográfica de nomes relevantes das diversas correntes historiográficas, mas, especialmente, em destacar os impactos, as repercussões e as interpretações resultantes da construção do conhecimento histórico formulada por esses historiadores ou por intelectuais de áreas afins. Longe de apenas situar o historiador em seu contexto social ou de pensar suas ideias de maneira isolada ou audaciosamente interpretá-las com exatidão. Mas apresentar seu itinerário epistemológico, redes de sociabilidades e diálogos geracionais, sobretudo, pontos de destaque de seus exercícios epistemológicos e de interpretações da história, essas seriam algumas de nossas sugestões.

Desde então, este dossiê proposto pelos Cadernos de História integra atualizada discussão temática no meio acadêmico e espera receber artigos resultantes de pesquisas que possam colaborar para análise mais aprofundada de relevantes personagens que bem contribuíram com suas perspectivas sobre a história.

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: artigos, comunicações, conferências, ensaios bibliográficos, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções. Os trabalhos serão recebidos até 15 de outubro de 2017.