Dossiê Travessias

03-04-2019

Inspirada na Semana de História realizada no primeiro semestre de 2019, com a participação de pesquisadores da História de Minas, percebeu-se o espaço que a historiografia regional tem ocupado e ainda precisa ocupar nos estudos nacionais, sejam eles sob variados olhares e expressões, dos diferentes períodos da História do Brasil e com utilização de diferentes registros históricos, com especial atenção para divulgação das pesquisas que se debruçaram sobre as fontes documentais existentes sobre Minas.

Essa é uma tendência que espelha os interesses do Departamento de História da PUC Minas, em especial com a promoção dos focos e das abordagens na pesquisa da histórica regional e, portanto, nesse dossiê optamos em destacar o papel ativo desempenhado pelos historiadores nos estudos regionais mineiros na construção e na produção do saber histórico.

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: artigos, comunicações, conferências, ensaios bibliográficos, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções. Os trabalhos serão recebidos até 03 de fevereiro de 2019.