Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111
Resumo
Esse artigo discutirá as demandas crescentes pelo desenvolvimento dos níveis de leitura e letramento dos estudantes brasileiros, nas séries finais do Ensino Fundamental, nos últimos anos. Demonstrará que professores das séries finais do Ensino Fundamental e de todas as áreas do currículo vêm sendo desafiados a desenvolver um trabalho com o ensino da leitura, para proporcionar, ao conjunto das crianças brasileiras, o domínio da linguagem culta. Abordará as formas como esses conceitos estão embutidos nas avaliações sistêmicas da educação, nos documentos oficiais que parametrizam o ensino brasileiro e na produção acadêmica. Por fim, fará uma abordagem sobre os conceitos de leitura e letramento em História.
Abstract
The aim of this article is to discuss the increasing demands for the development of reading and literacy levels of Brazilian students' final grades of elementary school in recent years. It will demonstrate that the teachers of the last grades of elementary school and all areas of the curriculum are being challenged to develop a work with the teaching of reading in order to give Brazilian children the mastery of their standard mother tongue. It will also address the ways in which these concepts are embedded in the systemic assessments of education, in the official documents that set the parameters of the Brazilian education and academic research. Finally, it will give an overview on the concepts of reading and literacy in History.
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