Aula de História: interações discursivas e conhecimento (History class: discourse and knowledge) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p131

  • Luísa Teixeira Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Aula de História, discurso, aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática da Revolução Francesa, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de mestrado intitulada “Aula de História: cultura, discurso e conhecimento”, que buscou investigar os processos de ensino-aprendizagem de História nas interações discursivas da sala de aula.  Para tanto, estabelecemos como foco as interações em uma turma do 2o ano do ensino médio da Escola Estadual Maestro Villa-lobos da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais. Ancorados na vertente sociocultural articulada à teoria da enunciação de Bakhtin, partimos do suposto de que o discurso e a interação em sala de aula tem uma importância central para os processos de ensino-aprendizagem. A análise constituiu-se de dois focos: o primeiro, centrado no professor, buscou caracterizar a dinâmica discursiva da aula selecionada. O segundo, centrado no aluno, procurou investigar quais tipos de pensamento/raciocínios históricos foram sendo produzidos e mobilizados pelos alunos nas interações registradas.

 

Abstract

This article presents a study of a History class about the French Revolution, extracted from the database generated by the master's research titled “History Lesson: culture, discourse and knowledge” whose aim was to investigate the History teaching and learning process in the discourse interactions of the classroom. We established as a focus of analyses the interactions in a second year high school class of the State School Maestro Villa-Lobos from the Educational Network of Minas Gerais. Anchored in the sociocultural theory articulated on the Bakhtin enunciation principles, we assumed that the speech and interaction in the classroom have a central importance to the teaching-learning process. The analysis consisted of two points: the first, teacher-centered, aimed to characterize the discursive dynamics of the selected class. The second, student-centered, intended to investigate the kinds of History reasoning that was being produced and developed by the students on the registered interactions.

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Biografia do Autor

Luísa Teixeira Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É mestre em Educação FaE/UFMG. Foi professora de Prática de Ensino do Departamento de História da Fafich/UFMG por dois anos e foi Professora Formadora do Curso de Aperfeiçoamento Produção de Materiais Didáticos para a Diversidade FaE/UFMG. Atualmente é doutoranda, bolsista da CAPES, da Faculdade de Educação da UFMG e é Pesquisadora do Labepeh/UFMG. Tem experiência na área de pesquisa em Educação e investiga principalmente os seguintes temas: sala de aula, ensino-aprendizagem de História, práticas de leitura e linguagem.

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Publicado
17-10-2011
Como Citar
ANDRADE, L. T. Aula de História: interações discursivas e conhecimento (History class: discourse and knowledge) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p131. Cadernos de História, v. 12, n. 17, p. 131-146, 17 out. 2011.
Seção
Dossiê - Artigos: Ensino de História