Ensino de História e a Lei 10.639/03: diálogos entre campos de conhecimento, diretrizes curriculares e os desafios da prática - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p59

  • Lorene dos Santos PUC Minas
Palavras-chave: História e cultura africana e afro-brasileira, Educação anti-racista, Historiografia, Ensino de história.

Resumo

Nos últimos anos, assistimos à emergência de uma legislação educacional cuja ênfase recai sobre o trato da diversidade sociocultural nos currículos escolares. A Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica, e a Lei nº 11.645/08, que ao lado desta temática inclui também a questão indígena como componente curricular obrigatório, se inserem nesse processo. A abordagem de culturas tradicionalmente negadas ou silenciadas nos currículos é compreendida como importante estratégia de combate às desigualdades historicamente perpetuadas em nossa sociedade, visando o empreendimento de uma reeducação das relações étnico-raciais. Esse texto busca elucidar aspectos da interface entre a produção acadêmica – especialmente a produção do campo historiográfico sobre o continente africano e sobre a escravidão negra –, a Lei 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares correlatas e o ensino de história, procurando ressaltar alguns dos desafios que se colocam hoje à prática pedagógica de professores da educação básica que assumem a responsabilidade de trabalhar tais conteúdos.

 

Abstract

In recent years we have witnessed the emergence of an educational legislation whose emphasis is on dealing with the socio-cultural diversity in school curricula. The 10.639/03 Law, mandating the teaching of African history and culture and african-Brazilian basic education, and Law No. 11.645/08, which side of this issue also includes the Indian question as obligatory curriculum, this fall process. The approach of cultures traditionally denied or silenced in the curriculum is understood as an important strategy for combating inequalities historically perpetuated in our society, aiming at the development of a re-education of ethnic-racial relations. This text seeks to elucidate aspects of the interface between academic production - especially the production of the historiographical field on the African continent and the black slavery - the Law 10.639/03 and its related curriculum guidelines and teaching of history, seeking to highlight some of the challenges now arise to practice teaching of basic education teachers who take responsibility to work such content.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorene dos Santos, PUC Minas
Doutora em Educação (UFMG, 2010), na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos, Área de Concentração: Ensino de História; Mestre em Educação (UFMG, 1997), Área de concentração: Ensino de História. Graduada em História (UFMG, 1987) e em Comunicação Social - Jornalismo (PUC Minas, 1984). Professora Adjunta III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando como: Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID PUC Minas/CAPES; professora dos cursos de História e Pedagogia; Coordenadora de Estágio do curso de História; Membro do Conselho Técnico do Instituto da Criança e do Adolescente - ICA, da Pró-Reitoria de Extensão; Coordenadora de Pesquisa do Fundo de Incentivo à Pesquisa - FIP; Co-orientadora de projetos de pesquisa desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas; Pesquisadora associada do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História LABEPEH/FaE/CP-UFMG. Pesquisadora do Ensino de História e da Educação Escolar, com ênfase para os temas: saberes históricos escolares; currículos; formação inicial e continuada de professores; saberes docentes; políticas educacionais e direito à educação; crianças, adolescentes e educação escolar; educação para a diversidade e recepção às Leis 10.639/03 e 11.645/08. Experiência em projetos diversos de formação inicial e continuada de professores e na concepção e implementação de políticas públicas em educação. Experiêcia em assessoria a órgãos e instituições públicos e privados e na produção de materiais didático-instrucionais.

Referências

ABREU, Martha. Outras histórias de Pai João: conflitos raciais, protesto escravo e irreverência sexual na poesia popular, 1880-1950. Afro-Ásia, Centro de Estudos Afro-Orientais-CEAO, FFCH/UFBA, Salvador, n. 31, p. 235-276, 2004.

ABREU, Martha; MATTOS, Hebe Maria. Em torno das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de janeiro, v. 21, n. 41, p. 5-20, jan./jun. 2008.

APPIAH, Kwame Anthony. Identidades africanas. In: APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. p. 241- 251.

ARNAUT, Luiz; LOPES, Ana Mônica. História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação/SECAD/Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003.

CAIMI, Flávia Eloísa. Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001.

CASTRO, Hebe. História Social. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. 45-59.

CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru, SP: EDUSC, 2002. 255 p.

FLORENTINO, Manolo. Introdução. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 26, n. 52, dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S0102-01882006000200002 &lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 02 fev. 2010.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 39 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 mar. 2010.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-Racismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo; Ed. 34, 2ª ed., 2005.

HALL, Stuart. Que “negro” é esse na cultura negra? In: HALL, Stuart (Org.). Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende et al Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-349.

LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, p. 125-138.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999.

LOPES, Carlos. A pirâmide invertida – historiografia africana feita por africanos. In: Actas do Colóquio “Construção e Ensino da História da África”. Lisboa, Portugal: Linopazas, 1995. p. 21-29.

MATTOS, Hebe Maria. O ensino de História e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003, p. 127-136.

MATTOS, Hebe Maria; ABREU, Martha. Subsídios para uma leitura crítica dos PCNs e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africanas. In: BARROS, José Márcio et al. Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, 2006, p. 49-59.

MATTOS, Hebe Maria; ABREU, Martha; DANTAS, Carolina Vianna; MORAES, Renata. Personagens negros e livros didáticos: reflexões sobre a ação política dos afrodescendentes e as representações da cultura brasileira. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos et al. (Org.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 299-320.

MOORE, Carlos. A África que incomoda: sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares: representações e imprecisões na literatura didática. Revista Estudos Afro-Asiáticos, ano 25, n. 3, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext &pid=S0101-546X200300030000 3 &lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 02 maio 2009.

OLIVA, Anderson Ribeiro. O Ensino da História da África em debate (Uma Introdução aos Estudos Africanos). In: MEDEIROS, Cléia; EGHRARI, Iradj Roberto (Org.). História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola. Brasília: Ágere Cooperação em Advocacy, 2008. p. 29-49.

PEREIRA, Junia Sales. Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária? Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-Lei nº 10.639. In: Estudos Históricos, Rio de janeiro, v. 21, n. 41, p.21-43, jan./jun. de 2008.

QUEIRÓZ, Suely Robles Reis de. Escravidão negra em debate. In: Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998, p. 103-117.

REIS, João José; SILVA, Eduardo. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

SANSONE, Lívio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Tradução: Vera Ribeiro. Salvador: Edufba; Pallas, 2007.

SANTOS, Lorene dos. Saberes e práticas em Redes de Trocas: a temática africana e afro-brasileira em questão. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG (Tese de Doutorado), 2010.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 173-244.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo à brasileira. In: BARROS, José Marcio et al. Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira: livro-texto. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, 2006. p. 36-48.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Abolição como dádiva. In: FIGUEIREDO, Luciano (Org.). A Era da Escravidão. Rio de Janeiro: Sabin, 2009 (Coleção Revista de História no Bolso), p. 88-90.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y Enseñanza. In: Estudios Públicos/Centro de Estúdios Públicos. Santiago, Chile: Centro de Estudios Públicos, n. 83, invierno 2001. Disponível em: <http://www.cepchile.cl/dms/lang_1/doc_1573.html>. Acesso em: 12 maio 2009.

SILVA, Alberto da Costa e. Um Rio Chamado Atlântico: a África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Ed. UFRJ, 2003.

SOUZA, Laura de Mello e. O escravismo brasileiro nas Redes do Poder: comentário de quatro trabalhos recentes sobre escravidão colonial. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 133-152, 1989.

VIANNA, Hermano. Mestiçagem Fora de Lugar. Folha de S. Paulo, Caderno Mais!, São Paulo, 27/06/2004, p. 4-6.

Publicado
17-10-2011
Como Citar
SANTOS, L. DOS. Ensino de História e a Lei 10.639/03: diálogos entre campos de conhecimento, diretrizes curriculares e os desafios da prática - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p59. Cadernos de História, v. 12, n. 17, p. 59-92, 17 out. 2011.
Seção
Dossiê - Artigos: Ensino de História