Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9

  • Andréia Assis Ferreira Universidade Federal de Minas Gerair
Palavras-chave: Comunicação Assíncrona, colaboração, lista de discussão, desenvolvimento profissional de professores, tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (TICE).

Resumo

Neste artigo, exploramos o construto colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração online em ambientes de comunicação assíncrona pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores de História. Apresentamos exemplos desta interação mediados pela ferramenta E-group, a partir dos resultados da investigação de doutorado[1] acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da RME/BH, que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo mediado pelas TICE. Baseadosno conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram.

 

Abstract

In this article we explore the construct of cooperation differentiating collaboration. We highlight how online collaboration environments for asynchronous communication can be an aggravator of the professional development of teachers of history. We present examples of this interaction mediated by e-group, from the results of doctoral research on the professional development of history teachers of RME/ BH, which experienced a process of formation and consolidation of a collaborative group mediated by the TICE. Based on the concept of professional development adopted by Garcia (1999) – as the set of processes and strategies that facilitate teachers” reflection on their practice, which helps teachers manage practical knowledge, strategic and able to learn from your experience – we believe that the collaborative group can decisively contribute for teachers professional development.

 

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Biografia do Autor

Andréia Assis Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerair
Pós-doutoranda em Educação na Faculdade de Educação de Minas Gerais. Doutora em Educação FAE/UFMG. Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Consultora em EAD e Informática Educacional

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Publicado
17-10-2011
Como Citar
FERREIRA, A. A. Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p9. Cadernos de História, v. 12, n. 17, p. 9-24, 17 out. 2011.
Seção
Dossiê - Artigos: Ensino de História