Ensino de História nas séries iniciais: uma realidade supostamente conhecida (Teaching History in the initial grades: a reality supposedly well known) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p93
Resumo
Neste artigo apresentaremos algumas das conclusões defendidas na tese: Usos de livros didáticos de História: entre táticas e prescrições. Tal pesquisa teve como objeto de investigação os usos, por professoras do primeiro segmento do Ensino Fundamental, do livro didático de História (LdH) distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2004. Adotamos uma perspectiva teórico-metodológica, que elegeu como principais referenciais, as categorias cultura escolar, saberes e práticas docentes, ancoradas no diálogo entre os campos do Ensino de História e da Sociologia da Educação. Na construção de tais categorias, nossos referenciais teóricos, especialmente acerca dos saberes docentes, foram Tardif e Lessard (2005) e Monteiro (2002), entre outros. Focalizaremos, para este artigo, a apresentação e análise de dados que buscaram responder algumas das questões investigadas por aquela pesquisa, notadamente, as relativas ao perfil pessoal e profissional das professoras. Interessa-nos, ao final, contribuir para a compreensão do ensino de História e, mais especificamente, para a construção de políticas em prol da melhoria da qualidade da educação que possam privilegiar a formação e a garantia de melhores condições de trabalho dos seus professores.
Abstract
This article is aimed at presenting some conclusions defended in the thesis: The use of didactical History books: between tactic and prescription. This research purpose was the investigation on the use of the History didactic book (LdH) by teachers in the first Fundamental Level segment. This book was distributed by the PNLD 2004.We have adopted a theoretical and methodological perspective which had, as main references, the categories of school culture, knowledge and teaching practices, based on the dialogue between the Teaching fields of History and Sociology of Education. In the construction of such categories, our theoretical references, especially concerning the teachers knowledge, were Tardif and Lessard (2005) and Monteiro (2002), among others. For this article, we shall focus on data presentation and analysis which sought to answer some issues investigated in that research, especially those related to the teachers personal and professional profiles. Our interest, in the end, is to contribute for the understanding of History teaching and, specifically, for the construction of policies on behalf of the improvement of education quality which may give priority to the formation and so as to the guarantee of better work conditions for their teachers.Downloads
Referências
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