Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 12, n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil” - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p25 Resumo  PDF
Amilcar Araujo Pereira
 
v. 12, n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História Letramento no Ensino de História (Literacy in History Teaching) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p111 Resumo  PDF
Marco Antônio Silva
 
v. 18, n. 29 (2017) Mitos, ritos e símbolos: o culto a Nossa Senhora das Águas-PR Resumo  PDF
João Paulo Pacheco Rodrigues, Sandra de Cássia Araújo Pelegrini
 
v. 12, n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História Ensino de História e a Lei 10.639/03: diálogos entre campos de conhecimento, diretrizes curriculares e os desafios da prática - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p59 Resumo  PDF
Lorene dos Santos
 
v. 16, n. 25 (2015): Dossiê 20 Anos dos Cadernos de História: Periódicos, Pesquisa Histórica e Divulgação Científica Cadernos de História PUC Minas: vinte anos de um projeto em construção (Cadernos de História PUC Minas: twenty years of a project under construction) Resumo  PDF
Heloisa Guaracy Machado, Rafael Pacheco Mourão
 
v. 12, n. 16 (2011) Do outro lado da linha do trem: História e intervenções no bairro Lagoinha - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n16p110 Resumo  PDF
Cíntia Mirlene Pela Freire
 
v. 12, n. 16 (2011) Memória e Interdiscurso no Urbanismo - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n16p9 Resumo  PDF
Raquel Manna Julião
 
v. 11, n. 14 (2010): Dossiê Idade Média Assimilação do grupo moçárabe após a conquista de Toledo no século XI: questões a discutir (Mozarabic Group assimilation after the conquest of Toledo in the eleventh century: issues to be discussed) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2010v11n14p29 Resumo  PDF
Renata Rodrigues Vereza
 
v. 11, n. 14 (2010): Dossiê Idade Média Catolicismo e catarismo, um choque entre mitologias (Catharism and Catholicism, a clash between mythologies) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2010v11n14p9 Resumo  PDF
Hilário Franco Júnior
 
v. 14, n. 21 (2013) São Paulo: cem anos de (en)canto e desen(canto) (Sao Paulo: one hundred years of enchantment and disenchantment) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n21p94 Resumo  PDF
Ivison Poleto dos Santos
 
v. 13, n. 18 (2012) O que é uma “escola” na historiografia? – Um paralelo com a Filosofia (What is a "school" in historiography? – A parallel with Philosophy) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n18p98 Resumo  PDF
José D’Assunção Barros
 
v. 12, n. 16 (2011) A Nova História Cultural – considerações sobre o seu universo conceitual e seus diálogos com outros campos históricos - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n16p38 Resumo  PDF
José D’Assunção Barros
 
v. 12, n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História Saberes escolares, arte e narrativas nas escritas dos vestibulandos (School knowledge, historical iconography and narratives in the writings of high school students) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p46 Resumo  PDF
Silvia Maria Amancio Rachi Vartuli
 
v. 12, n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História A História a um clique: As tecnologias da informação e da comunicação, os documentos em suporte não-convencionais e o ensino de história. (The History at a click: the technologies of information and communication, documents in support unconventional ...) Resumo  PDF
Frederico Assis Cardoso, Marina Alves Amorim
 
v. 18, n. 29 (2017) Sobre progresso, urbanismo e contradições: cidade e história no sertão das Minas Gerais no século XX Resumo  PDF
Alysson Luiz Freitas, Kamila Freire Fonseca
 
v. 17, n. 26 (2016): Dossiê História e Etnicidade/ Dossier History and Ethnicity Ações afirmativas e o horizonte normativo da democracia racial (Affirmative actions and the normative horizon of racial democracy) Resumo  PDF
Ignacio José Godinho Delgado
 
v. 12, n. 17 (2011): Dossiê Ensino de História Ensino de História nas séries iniciais: uma realidade supostamente conhecida (Teaching History in the initial grades: a reality supposedly well known) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2011v12n17p93 Resumo  PDF
Araci Rodrigues Coelho
 
v. 14, n. 20 (2013): Dossiê História e Memória Exposição de si - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p118 Resumo  PDF
José Geraldo Esquerdo Furtado
 
v. 14, n. 20 (2013): Dossiê História e Memória Gestão documental e resgate da memória na Justiça do Trabalho: preservação documental é direito do cidadão e dever do Estado - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n20p32 Resumo  PDF
Maria Cristina Diniz Caixeta, Maria Aparecida Carvalhais Cunha
 
v. 14, n. 21 (2013) O papel do indivíduo na história (The role of the individual in history) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2013v14n21p118 Resumo  PDF
Nildo Silva Viana
 
v. 10, n. 13 (2008) Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas Resumo  PDF
Carla Ferretti Santiago, Lana Mara de Castro Siman, Lorene dos Santos
 
v. 16, n. 25 (2015): Dossiê 20 Anos dos Cadernos de História: Periódicos, Pesquisa Histórica e Divulgação Científica Dos diversos mecanismos de diferenciação e identificação ao longo de três séculos de história ibero-americana (The various mechanisms for differentiation and identification along three ...) Resumo  PDF
Régis Clemente Quintão
 
v. 18, n. 29 (2017) A cidade e o shopping: considerações sobre a relação urbana envolvendo a presença de shoppings centers e o caso da cidade de Blumenau-SC durante a década de 1990 Resumo  PDF
André Procópio Gomes
 
v. 13, n. 19 (2012): Dossiê História Ambiental Do social ao ambiental: a mobilização pela responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina em perspectiva histórica comparada - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p67 Resumo  PDF
Luciana de Oliveira
 
v. 13, n. 19 (2012): Dossiê História Ambiental Sociedades, mundos naturais e historiografia: perspectivas holísticas (Societies, natural worlds and historiography: holistic perspectives) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2012v13n19p9 Resumo  PDF
Ricardo Moreira Figueiredo Filho, Willian Cesar Ferreira
 
1 a 25 de 74 itens 1 2 3 > >> 

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"