Música como elemento de ação interdisciplinar

  • Leonardo Magela Lopes Matoso Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)
  • Agostinha Mafalda Barra de Oliveira Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)
  • Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Ifrn)
Palavras-chave: Música. Musicoterapia. Interdisciplinaridade.

Resumo

Tem-se discutido a música na literatura devido ao seu hibridismo que abarca a interdisciplinaridade. Discutir música isoladamente é uma tarefa utópica, uma vez que seu caráter interdisciplinar agrupa áreas que diversas vezes se sobrepõem como arte, saúde, educação, psicologia, administração, antropologia, ciências humanas, dentre outras. Desse modo, o objetivo desse artigo é sintetizar as evidências científicas acerca da ação da música como elemento interdisciplinar. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão integrativa utilizando descritores controlados (música – musicoterapia – interdisciplinaridade), obtendo-se, como amostra, 50 artigos. A amostra dividiu-se em periódicos nacionais e internacionais; sendo a maioria com Qualis A1, A2 ou B1. As evidências científicas apontam; especialmente nas áreas da saúde e da educação; que as intervenções musicais reduzem significativamente índices de ansiedade, estresse e dor; melhoram o condicionamento físico e os padrões cardiorrespiratórios; minimizam a depressão, potencializando o desenvolvimento humano. Diante dos resultados, pode-se concluir que a música se mostrou um instrumento eficaz para utilização em intervenções na área da saúde e educação, podendo ser ampliada em outros campos disciplinares, mostrando ampla ação interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Leonardo Magela Lopes Matoso, Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)
Graduado em Enfermagem pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em Saúde e Segurança no Trabalho pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene). Mestre Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Discente de Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Agostinha Mafalda Barra de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa)

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Psicologia Social e Antropologia das Organizações pela Universidad de Salamanca (USAL). Atualmente exerce a função de Professora na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Endereço: Rua Francisco Mota, 572 - Pres. Costa e Silva, Mossoró - Rio Grande do Norte (RN). E-mail: agostinhamafalda@ufersa.edu.br

Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Ifrn)

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (Farn). Especialista em Auditoria Contábil pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Discente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Atualmente está como Gestor de Pessoas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Ifrn). Endereço: Rua Francisco Mota, 572 - Pres. Costa e Silva, Mossoró - Rio Grande do Norte (RN). E-mail: rinaldomedeiros@gmail.com

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Publicado
30-11-2018