Entrevista à professora Rafaela Pascoal Coelho: “Ensino de Português a não nativos: olhar crítico sobre a migração atual, suas motivações e as mudanças que ela traz consigo”

  • Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros PUC Minas
Palavras-chave: Extensão Universitária., Inspeção Escolar

Resumo

Rafaela Pascoal Coelho é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, mestra em Estudos de Linguagens também por esta instituição de ensino superior (2015). Especialista em Inspeção Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2012), é graduada em Letras / Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e tem atuado com ensino, pesquisa, elaboração de materiais didáticos e formação docente  na área de Português como Língua Adicional.

 

Presente como palestrante ao III Seminário de Ensino de Português como Língua Estrangeira, organizado pelo Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros, na PUC Minas, concedeu a entrevista que segue, na qual salienta a premência de as universidades atentarem para o fenômeno da migração e as demandas de ensino de língua portuguesa a falantes não nativos.

Biografia do Autor

Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros, PUC Minas

Titular da Coordenação Setorial de Publicações e Produções Acadêmicas da Proex. Editora adjunta da Revista Conecte-se, da Proex PUC Minas. Professora do Departamento de Letras. Editora da Revista do Instituto de Ciências Humanas da PUC. Coordenadora Institucional do PIBID PUC Minas.

Publicado
03-12-2019