Monitorias do Curso de Fonoaudiologia durante o regime letivo remoto: benefícios para alunos, professores e comunidades
Resumo
O presente estudo visa demonstrar os impactos da Pandemia do Covid-19 nas atividades realizadas pelas monitorias do Curso de Fonoaudiologia no primeiro semestre de 2020, e como essas mudanças colaboraram para que a prática de monitoria se tornasse um meio de disseminação de saberes científicos para a sociedade. As práticas do aluno monitor são diversas, incluindo o apoio ao docente e o auxílio aos discentes, contribuindo para a formação do aluno, bem como para uma futura continuidade no magistério. Além disso, o monitor contribui para a melhoria do ensino de seus pares. São inegáveis os benefícios da monitoria para os alunos, professores e comunidade acadêmica. No entanto, com a suspensão das aulas presenciais, as práticas antes realizadas presencialmente no âmbito da universidade, foram transferidas para o meio virtual. Por meio remoto e com o auxílio das redes sociais, a propagação de conhecimentos relacionados à Fonoaudiologia, oriundos de trabalhos das monitorias, ultrapassaram os muros da Universidade e chegaram até a sociedade de maneira mais ampla, atingindo alunos de outras universidades, profissionais da área e leigos, atendendo às diretrizes da Extensão Universitária da PUC Minas de democratização dos saberes científicos. O presente estudo propõe um breve relato sobre as ações das monitorias nas áreas de Saúde Coletiva, Audiologia. Motricidade Orofacial, Voz, Pesquisa e Extensão, e Linguagem.
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