Projeto Integrado de Educação em Saúde: A experiência extensionista na Reserva Indígena Naô Xohã do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe

  • Ana Luiza Marques Teixeira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Dayane Jhenifer Ribeiro Silva Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Grasiele Cristine Ferreira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Julie Kate Ferreira de Oliveira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Raiane da Silva Moreira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Roberta Ellen Santos Oliveira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Samira Auxiliadora Pereira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Índios Sul-americanos., Saúde da população indígena., Cadastramento., Universidade.

Resumo

Tendo em vista os impactos da extensão universitária, este trabalho objetiva relatar como e quais intervenções foram desenvolvidas pelas extensionistas do Projeto de Extensão Integrado de Educação em Saúde na Reserva Indígena Naô Xohã do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. Desde o início das atividades até o final, foram realizadas 12 visitas à Reserva Indígena, duas reuniões técnicas com representantes externos nas ações de articulação e seis reuniões internas na PUC Minas para planejamento e organização das atividades. A partir dos objetivos específicos de atuação foram definidos três eixos de intervenções que envolveram o fortalecimento da comunidade com redes de apoio social, o cadastramento das famílias da Reserva Indígena e a realização de oficinas de educação em saúde. Foram cadastradas 36 famílias da Reserva Indígena Naô Xohã e foram feitas duas reuniões de articulação, uma com o Ministério Público Federal e outra com a Secretária Municipal de Saúde de São Joaquim de Bicas. Foram realizadas três oficinas na Reserva Indígena, sendo a primeira com as mulheres abordando sobre os métodos contraceptivos, a segunda sobre o descarte correto e reaproveitamento do lixo reciclável, e a terceira com as crianças, com o objetivo de proporcionar momento de recreação e trabalhar conceitos de amizades e amor através do conto de estória. A vivência com o Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe proporcionou uma interação dialógica muito benéfica entre índios, extensionistas e docente, de modo, que cada parte envolvida foi transformada em certos aspectos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Marques Teixeira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Fisioterapia, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: almteixeira@sga.pucminas.br

Dayane Jhenifer Ribeiro Silva, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Fisioterapia, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: dayaneribeiros@outlook.com

Grasiele Cristine Ferreira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Fisioterapia, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: grasieleferreira0@gmail.com

Julie Kate Ferreira de Oliveira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Medicina, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: julie.kate@hotmail.com

Raiane da Silva Moreira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Enfermagem, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: rsm

Roberta Ellen Santos Oliveira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda do Curso de Medicina, PUC Minas, Campus Betim. E-mail: robertaellensoliveira@gmail.com

Samira Auxiliadora Pereira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Mestre em Enfermagem - Professora do Curso de Graduação em Medicina, PUC Minas Campus Betim. E-mail: auxper@yahoo.com.br.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. e-SUS Atenção Básica : Manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificada : CDS – Versão 3.0 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria-Executiva. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

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MENDES, Anapaula Martins et al. O desafio da atenção primária na saúde indígena no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2018;42:e184.

SILVA, Carine Silvestrini Sena Lima da; KOOPMANS, Fabiana Ferreira.; DAHER, Donizete Vago. O Diagnóstico Situacional como ferramenta para o planejamento de ações na Atenção Primária à Saúde. Revista PróUniverSUS, v.07, n.2, p. 30-33, Jan/Jun 2016.

Publicado
14-12-2020