Memória e socialização em idosos moradores de uma instituição de longa permanência mineira
Resumo
Este estudo busca discutir uma intervenção realizada com idosos institucionalizados a partir do projeto de extensão “Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras”. Os encontros semanais foram estruturados tanto de forma temática quanto de forma livre, visando a formação de vínculos, a utilização da memória e o fomento à socialização entre os participantes. Participaram da intervenção, um total de 20 idosos, sendo 16 mulheres e 4 homens. Os encontros mostraram-se válidos para a saúde física e mental do idoso institucionalizado, em especial por terem ocorrido durante a pandemia de COVID-19, momento em que a rotina na Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em questão se mostrou com a redução das interações sociais, devido à suspensão de algumas atividades, como as aulas de dança, artesanato e fisioterapia. Logo, buscou-se estimular cognitiva e socialmente os participantes, em especial, a partir do uso da fala e da memória. Nota-se que as lembranças do passado, atreladas às histórias de vida contadas pelos idosos, contribuem para a compreensão da identidade desses sujeitos, que são únicos, mesmo estando institucionalizados. Ressalta-se que, durante a realização das oficinas, foi possível perceber vivências que provavelmente não existiriam fora de um grupo, os quais geraram momentos de conexão grupal de forma verbal ou não verbal e evocação de comentários sobre o passado e o futuro.
Downloads
Referências
ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada, 283, de 26 de setembro de 2005. Disponível em:
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 12.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Brasil. Programa Nacional de Direitos Humanos (PnDH-3) / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília, DF: SDH/Pr, 2010.
CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange. As instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Rev. bras. estud. popul., São Paulo , v. 27, n. 1, p. 232-235, 2010. Disponível em:
ESPOSITO, Graciette Lamas; GONÇALVES, Andrea Kruger. Histórias vividas e memórias. Estud. Interdiscipl. Envelhec., Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 567-582, 2015. Disponível em:
ESTIVALET, Kátine Marchezan; PALMA, Kayla Araújo Ximenes Aguiar. Estimulação de memória em instituição de longa permanência para idosos. Revista Neurociências, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 365–372, 2014. Disponível em:
HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida; SANTANA, Rosimere Ferreira. Saúde do Idoso em tempos de Pandemia Covid-19. Cogitare Enfermagem, vol. 25. 2020.
KOCK, Kelser de Souza, BISETTO, André . Nível de independência, força de preensão manual e deambulação em idosos institucionalizados e idosos participantes de grupos de convivência. Revista Kairós ― Gerontologia, 20(3), 113-130. São Paulo, 2017. Disponível em:
LOPES, R. G. C. Imagem e autoimagem. In: NERI, A. L. Idosos no Brasil: vivências, desafios e perspectivas na terceira idade. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, Edições Sesc SP, 2007. p. 141-152.
MACHADO, Jane Gleifa Oliveira; CAMPOS, Carla Geline de Oliveira; RABELO, Dóris Firmino. Treino de habilidades sociais em idosos institucionalizados. Est. Inter. Psicol., Londrina, v. 4, n. 2, p. 258-265, dez. 2013. Disponível em:
MORAIS, Olga Nazaré Pantoja de. Grupos de idosos: atuação da psicogerontologia no enfoque preventivo. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 29, n. 4, p. 846-855, 2009. Disponível em:
Organização Mundial da Saúde. Relatório mundial de envelhecimento e saúde [Internet]. 2015. Disponível em:
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Manual de funcionamento para Instituição de Longa Permanência para Idosos. São Paulo; 2003.
Copyright (c) 2022 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.