Memória e socialização em idosos moradores de uma instituição de longa permanência mineira

  • Iasmim Faria Nogueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno Vasconcelos de Almeida
Palavras-chave: ILPI, Oficinas, Psicologia, Envelhecimento

Resumo

Este estudo busca discutir uma intervenção realizada com idosos institucionalizados a partir do projeto de extensão “Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras”. Os encontros semanais foram estruturados tanto de forma temática quanto de forma livre, visando a formação de vínculos, a utilização da memória e o fomento à socialização entre os participantes. Participaram da intervenção, um total de 20 idosos, sendo 16 mulheres e 4 homens. Os encontros mostraram-se válidos para a saúde física e mental do idoso institucionalizado, em especial por terem ocorrido durante a pandemia de COVID-19, momento em que a rotina na Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em questão se mostrou com a redução das interações sociais, devido à suspensão de algumas atividades, como as aulas de dança, artesanato e fisioterapia. Logo, buscou-se estimular cognitiva e socialmente os participantes, em especial, a partir do uso da fala e da memória. Nota-se que as lembranças do passado, atreladas às histórias de vida contadas pelos idosos, contribuem para a compreensão da identidade desses sujeitos, que são únicos, mesmo estando institucionalizados. Ressalta-se que, durante a realização das oficinas, foi possível perceber vivências que provavelmente não existiriam fora de um grupo, os quais geraram momentos de conexão grupal de forma verbal ou não verbal e evocação de comentários sobre o passado e o futuro.

 

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Biografia do Autor

Iasmim Faria Nogueira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e monitora do projeto de extensão “ARTE DE CUIDAR: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras”.

Bruno Vasconcelos de Almeida

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Doutor em Filosofia (UFMG, 2016; UFMG, 2014), Doutor e Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP, 2010; PUC-SP, 2005), e coordenador do projeto de extensão “ARTE DE CUIDAR: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras”.

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Publicado
10-12-2022