Projeto de extensão em escolas de Rio Branco/Acre: o lugar da mulher é onde ela quiser! Um panorama sobre as mulheres nas ciências

  • Bianca Martins Santos UFAC https://orcid.org/0000-0002-9967-0834
  • Marta da Silva Farias Universidade Federal do Acre
  • Ester Silva de Souza Universidade Federal do Acre
  • Arielson Fontes de Castro Universidade Federal do Acre
Palavras-chave: Mulheres nas ciências, Extensão universitária, Divulgação científica

Resumo

O trabalho faz o relato de experiência sobre o projeto de extensão de divulgação científica, aplicado em quatro escolas de ensino médio de Rio Branco/Acre, sobre o tema “O lugar da mulher é onde ela quiser! Um panorama sobre as mulheres nas ciências”. A ação de extensão consistia em realizar a palestra com duração de 2h, e como envolveu uma dinâmica diferente em cada escola, tratou-se de uma atividade de divulgação científica itinerante nas escolas participantes. São relatados os detalhes das etapas de planejamento e execução do projeto de extensão, estruturado por acadêmicos do curso de Física ABI (Área Básica de Ingresso) da Universidade Federal do Acre, sob a coordenação de uma professora da área de Física. O objetivo da palestra era mostrar à comunidade escolar que a mulher pode exercer qualquer papel na sociedade, inclusive o de pesquisadora na área de física ou ciências. Destacam-se ao longo do trabalho a importância da ação realizada e algumas situações vivenciadas na ação de extensão que revelam o pensamento machista que ainda existe na sociedade e na comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Bianca Martins Santos, UFAC

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC) na área de física e lotada no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN). Já atuou como coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo 59) e atualmente é docente vinculada ao MNPEF / Polo59 / UFAC e ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) da UFAC. Já coordenou por duas edições o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Capes em editais lançados em 2018 e 2020. Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão na área de Ensino de Física; formação inicial e continuada de professores de ciências.

Marta da Silva Farias, Universidade Federal do Acre

Acadêmica do curso de Física ABI da UFAC.

Ester Silva de Souza, Universidade Federal do Acre

Aluna do curso de Física ABI da UFAC.

Arielson Fontes de Castro, Universidade Federal do Acre

Aluno do curso de Física ABI da UFAC.

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Publicado
12-12-2022