Entre a dor e o amor: reflexões acerca do cuidado familiar de PcD

  • Stela Cristina de Godoi PUCC
  • Adriele Fabiana dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)
  • Carine Coelho Brandão Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)
  • Beatriz Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)
Palavras-chave: Cuidado. PcD. Família. Mulheres. Extensão Universitária.

Resumo

Neste trabalho, analisaremos a centralidade dos elementos emocionais do care, em específico nas atividades de cuidado familiar desempenhada majoritariamente pelas mulheres responsáveis pelas Pessoas com Deficiência (PcD). A análise e discussão da problemática do cuidado baseia-se da escuta participativa junto ao grupo de PcD do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Amanda no município de Hortolândia, Região Metropolitana de Campinas (RMC). O trabalho de campo foi realizado entre os meses de abril e junho de 2022, pela coordenadora e uma equipe de estudantes do Projeto Articuladas, um projeto de extensão da PUC Campinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriele Fabiana dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)

Graduanda da faculdade de Ciências Sociais, bolsista de Iniciação Científica pela CNPq no grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente, voluntária do Projeto Articuladas da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).

Carine Coelho Brandão, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)

Graduanda da Faculdade de Psicologia e aluna voluntária do Projeto Articuladas da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).

Beatriz Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)

Graduanda da faculdade de Ciências Sociais e bolsista do Projeto Articuladas da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)

Referências

BRANDÃO, Carine Coelho. Resultado Círculo de Cultura. Grupo PcD do CRAS Jardim Amanda, Hortolândia. Fotografia 02, 2022.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol. 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. 93 p. (O Mundo, hoje, v. 24).

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit %C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf Acesso em: 14 abr. 2019.

HIRATA, H. e GUIMARÃES, N. A. (Org.). Cuidado e cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2012.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas Configurações da Divisão Sexual do Trabalho. Cadernos de Pesquisa, on-line, São Paulo, v.37, n.132, p. 595-609, set-dez, 2007. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0537132.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022. ISSN 0100-1574.

ONU MULHERES/CEPAL. Cuidados na América Latina e no Caribe em tempos de COVID-19: em direção a sistemas integrais para fortalecer a resposta e a recuperação. Ago. de 2020.

QUEIROZ, Christina. Economia do cuidado. Revista Pesquisa FAPESP, jan. 2021. Ed. 299. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/economia-do-cuidado/. Acesso em: 21 jun. 2022.

SANTOS, Adriele. Reconstrução de memória coletiva do cuidado de PcDs. Grupo PcD do CRAS Jardim Amanda, Hortolândia. Fotografia 01, 2022.

Publicado
13-12-2022