Promovendo Educação Patrimonial com recursos digitais

  • Gláucia Nolasco de Almeida Mello Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Cynara Fiedler Bremer Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Camila Mara Bomfim Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Maria Clara Ferreira Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Patrimônio histórico construído, Educação Patrimonial, Atividades interativas, Recursos digitais

Resumo

Este artigo apresenta possibilidades para a criação de materiais didáticos desenvolvidos com alguns recursos digitais gratuitos. Com ele, pretende-se contribuir para o desenvolvimento metodológico e didático de atividades lúdicas, para fins de promoção da reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio histórico construído. Foram planejados e organizados dois tipos de oficinas. A primeira foi destinada a adolescentes, estudantes do Ensino Médio e Ensino Fundamental II, e a segunda, para crianças, alunos do Ensino Fundamental I. Os materiais desenvolvidos foram: cartilha, vídeo, perguntas com múltiplas opções (Quiz), atividades interativas, como recorte e cole e jogos. Optou-se pela utilização do software Power Point, das plataformas Google Apresentações, Socrative e Canva. Para ambas as oficinas, a plataforma de encontro selecionada foi a Google Meet. Os recursos digitais democratizam o conhecimento e a inclusão digital, entretanto, é preciso estar atento às escolhas adequadas para atender ao público almejado. Além disso, é necessário o aperfeiçoamento das competências digitais dos desenvolvedores, para que se possa eleger e empregar corretamente os recursos e ferramentas disponíveis.

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Biografia do Autor

Gláucia Nolasco de Almeida Mello, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutora em Engenharia de Estruturas, docente da PUC Minas Curso de Engenharia Civil, Unidade Coração Eucarístico. E-mail: gnamello@pucminas.br

Cynara Fiedler Bremer, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutora em Engenharia, docente da UFMG Curso de Arquitetura. E-mail: cynarafiedlerbremer@ufmg.br.

Camila Mara Bomfim, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Ex-aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. E-mail: camilambbomfim@gmail.com.

Maria Clara Ferreira, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

 Ex-aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. E-mail: mariaclaralaraferreira@gmail.com.

Referências

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Publicado
11-12-2022