Promovendo Educação Patrimonial com recursos digitais
Resumo
Este artigo apresenta possibilidades para a criação de materiais didáticos desenvolvidos com alguns recursos digitais gratuitos. Com ele, pretende-se contribuir para o desenvolvimento metodológico e didático de atividades lúdicas, para fins de promoção da reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio histórico construído. Foram planejados e organizados dois tipos de oficinas. A primeira foi destinada a adolescentes, estudantes do Ensino Médio e Ensino Fundamental II, e a segunda, para crianças, alunos do Ensino Fundamental I. Os materiais desenvolvidos foram: cartilha, vídeo, perguntas com múltiplas opções (Quiz), atividades interativas, como recorte e cole e jogos. Optou-se pela utilização do software Power Point, das plataformas Google Apresentações, Socrative e Canva. Para ambas as oficinas, a plataforma de encontro selecionada foi a Google Meet. Os recursos digitais democratizam o conhecimento e a inclusão digital, entretanto, é preciso estar atento às escolhas adequadas para atender ao público almejado. Além disso, é necessário o aperfeiçoamento das competências digitais dos desenvolvedores, para que se possa eleger e empregar corretamente os recursos e ferramentas disponíveis.
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