Desafios e possibilidades no ensino de Português como Língua de Acolhimento com refugiados e migrantes no ensino remoto
Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de uma experiência no Projeto LER, de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) com refugiados e migrantes, na modalidade remota, de 2021 a 2022. O projeto concretiza-se em uma comunidade intercultural de aprendizagem cujo objetivo é promover a emancipação e a autonomia dos participantes como cidadãos que, de fato, possam exercer seus direitos e a sua cidadania em terra estrangeira. Neste estudo, faremos uma reflexão em que pontuamos que parte da emancipação social se relaciona com a atuação e o domínio das tecnologias digitais, já que, na contemporaneidade, e, especialmente pelo contexto de isolamento social, em 2020 e 2021, devido à COVID-19, muitos processos laborais, estudantis, documentais e informacionais se deram por meio delas. Nesse contexto, o manuseio e domínio das ferramentas on-line e da internet tornam-se absolutamente necessários. Face a esses desafios, tornou-se necessária a elaboração de atividades, nos princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire (1987), norteadores do Projeto LER, que pudessem contribuir para o aprendizado da Língua Portuguesa e para o letramento digital — à luz de Ribeiro e Coscarelli (2015). Essas atividades se mostraram relevantes para que os participantes do projeto aprimorassem suas habilidades de leitura, escrita, fala e escuta na Língua Portuguesa, como também importantes ferramentas de apoio ao trabalho de outros educadores da comunidade.
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Referências
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MIRANDA, Y. C.; LOPEZ, A. P. Considerações sobre a formação de professores no contexto de ensino de português como língua de acolhimento. In: FERREIRA et al. (org.). Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico Produção Editorial, 2019. p. 17-39.
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RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. Letramento Digital. In: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para alfabetizadores. Centro de Alfabetização e Letramento (CEALE). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. ISBN: 978-85-8007-079-8. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-digital. Acesso em: 11 abr. 2022.
OBSERVATÓRIO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS. Refúgio em Números. 6. Edição. Brasília, DF: OBMigra, 2021. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/refugio-em-numeros. Acesso em: 08 abr. 2022.
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