Desafios e possibilidades no ensino de Português como Língua de Acolhimento com refugiados e migrantes no ensino remoto

  • Josiane Andrade Militão PUC Minas
  • Sarah Gabriela Lima de Carvalho PUC Minas
Palavras-chave: PLAc. Imigração. Refúgio. Ensino remoto.

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de uma experiência no Projeto LER, de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) com refugiados e migrantes, na modalidade remota, de 2021 a 2022. O projeto concretiza-se em uma comunidade intercultural de aprendizagem cujo objetivo é promover a emancipação e a autonomia dos participantes como cidadãos que, de fato, possam exercer seus direitos e a sua cidadania em terra estrangeira. Neste estudo, faremos uma reflexão em que pontuamos que parte da emancipação social se relaciona com a atuação e o domínio das tecnologias digitais, já que, na contemporaneidade, e, especialmente pelo contexto de isolamento social, em 2020 e 2021, devido à COVID-19, muitos processos laborais, estudantis, documentais e informacionais se deram por meio delas. Nesse contexto, o manuseio e domínio das ferramentas on-line e da internet tornam-se absolutamente necessários. Face a esses desafios, tornou-se necessária a elaboração de atividades, nos princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire (1987), norteadores do Projeto LER, que pudessem contribuir para o aprendizado da Língua Portuguesa e para o letramento digital — à luz de Ribeiro e Coscarelli (2015). Essas atividades se mostraram relevantes para que os participantes do projeto aprimorassem suas habilidades de leitura, escrita, fala e escuta na Língua Portuguesa, como também importantes ferramentas de apoio ao trabalho de outros educadores da comunidade.

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Biografia do Autor

Josiane Andrade Militão, PUC Minas

Docente do Curso de Letras da PUC Minas. Coordenadora do Projeto LER.

Sarah Gabriela Lima de Carvalho, PUC Minas

Discente do Curso de Letras da PUC Minas. Educadora do Projeto LER.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MIRANDA, Y. C.; LOPEZ, A. P. Considerações sobre a formação de professores no contexto de ensino de português como língua de acolhimento. In: FERREIRA et al. (org.). Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. Belo Horizonte: Mosaico Produção Editorial, 2019. p. 17-39.

MOREIRA, J; HENRIQUE, S; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34,. p. 351-364, jan./abr. 2020.

RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. Letramento Digital. In: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para alfabetizadores. Centro de Alfabetização e Letramento (CEALE). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. ISBN: 978-85-8007-079-8. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-digital. Acesso em: 11 abr. 2022.

OBSERVATÓRIO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS. Refúgio em Números. 6. Edição. Brasília, DF: OBMigra, 2021. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/refugio-em-numeros. Acesso em: 08 abr. 2022.

Publicado
12-12-2022