A agenda econômico-comercial dos BRICS

  • Ivan Tiago Machado Oliveira ISA e LATN
Palavras-chave: BRICS, Comércio internacional

Resumo

O artigo visa a analisar a agenda comercial dos BRICS, identificando o posicionamento de cada um deles, ou do grupo, quanto a alguns dos principais temas do comércio internacional na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Tiago Machado Oliveira, ISA e LATN
Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) e Graduado em Economia pela UFBA. É membro da International Studies Association (ISA) e da Latin American Trade Network (LATN). As opiniões apresentadas neste artigo são pessoais e podem não refletir aquelas da instituição à qual o autor se vincula.

Referências

BADIN, Michelle S. R. Tendências regulatórias nos acor-dos preferenciais de comércio no século XXI: os casos de Estados Unidos, União Europeia, China e Índia. Brasília: Ipea, 2013.

FERRAZ, Lucas. Os BRICS sob a Ótica da Teoria dos Acordos Regionais de Comércio. Texto para Discussão. Ipea. Brasília, 2013.

OLIVEIRA, Ivan T. M. A Política Comercial Externa Brasileira: Uma análise de seus determinantes. São Paulo: Editora Saraiva, 2013a.

_________. BRICS: Novos competidores no comércio internacional de serviços? Texto para Discussão. Brasília, Ipea, 2013b.

THORSTENSEN, Vera. Os BRICS na OMC: políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Brasília: Ipea, 2012

Como Citar
Machado Oliveira, I. T. (1). A agenda econômico-comercial dos BRICS. Conjuntura Internacional, 10(2), 12 a 18. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/conjuntura/article/view/5698
Seção
ANÁLISE CONJUNTURAL