Prazo para envio de artigos ao Dossiê Comunicação Organizacional é ampliado

01-09-2022

Práticas e estratégias de comunicação organizacional perante as emergências remotas desencadeadas pelo cenário pandêmico

Editores: Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas); Daniel Reis Silva (UFMG); Mônica Fort (UTP)

Ementa:
O presente dossiê propõe a reflexão sobre as dinâmicas de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas a partir do contexto da crise sanitária sem precedentes e das emergências remotas desencadeadas por tal cenário. A proposta está ancorada na constatação de como esse momento histórico exigiu e exige renovadas formas de atuação pública por parte de organizações das mais diversas naturezas, ocasionando a adoção de novas lógicas de trabalho e de interação.

Do ponto de vista do trabalho, a emergência sanitária conduziu grande parte das atividades laborais ao regime remoto. Face à necessidade de isolamento social, os espaços de trabalho passaram a ser compartilhados com o ambiente doméstico e de lazer, forçando rearranjos nas atividades e afetando tanto a produtividade e o controle organizacional quanto a preservação física e mental dos sujeitos. Mais ainda, esse momento parece marcar uma aceleração significativa nos processos de precarização do trabalho e na ampliação da vulnerabilidade dos sujeitos perante dinâmicas de uma economia neoliberal.

De outra perspectiva, o cenário pandêmico intensificou os desafios da atuação pública e política de organizações perante um ambiente em crise pautado por lógicas de um ambiente digital cada vez mais marcado por grandes plataformas. Seja visando estabelecer e manter interações com públicos cada vez mais fragmentados e acelerados, seja enfrentando o desafio de modulação de sua visibilidade perante um cenário polarizado de disputas entre narrativas políticas, científicas e sociais diversas, as organizações foram levadas a repensar suas estratégias comunicacionais perante as emergências remotas e o contexto contemporâneo.

Assim, o dossiê convida pesquisadores a explorarem criticamente aspectos desse cenário de tensionamentos nas práticas de comunicação organizacional. Algumas temáticas de interesse:

  • Práticas e estratégias de comunicação organizacional perante o cenário pandêmico e as emergências remotas por ele desencadeadas;
  • O trabalho remoto, suas dinâmicas de gestão e dilemas para a comunicação organizacional;
  • Os processos de precarização do trabalho e suas interfaces comunicacionais;
  • A vulnerabilidade de sujeitos e públicos frente ao cenário pandêmico e às práticas organizacionais;
  • Estratégias de modulação de visibilidade de organizações em cenários de crise;
  • Atuação pública de organizações no cenário contemporâneo;
  • Estratégias de relacionamentos com públicos e em cenários polarizados;
  • Comunicação Organizacional e plataformas;
  • Campanhas organizacionais no contexto de emergências remotas.

Prazo para envio de artigos: 15 de outubro de 2022

Previsão de publicação: fevereiro de 2023