Transmídia e Educação Básica:

Trânsitos interdisciplinares possíveis

  • Rafael José Bona FURB - Universidade Regional de Blumenau e UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Ana Cristina Quintanilha Schreiber Universidade Regional de Blumenau
  • Hélen Rose Leite Rodrigues de Souza Universidade Regional de Blumenau
  • Mery Carolina Andrade Bileski Universidade Regional de Blumenau
  • Rosane Cristina Coelho Pisa Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Por meio de uma discussão interdisciplinar que envolvem as áreas da Comunicação Social e da Educação, o artigo tem como objetivo propor projetos transmídia na Educação Básica a partir das áreas da Pedagogia, das Artes, da Biologia e da Sociologia. A narrativa transmídia, oriunda da Comunicação Social, se conceitua com aquelas histórias que se expandem para múltiplas plataformas. Ao transpor esse cenário para a área da Educação, percebe-se que ela pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem ao despertar no estudante o engajamento com conteúdo por meio de diferentes mídias. Todos os exemplos expostos neste estudo abrem diferentes possibilidades e propostas que servem não somente para a Educação Básica, mas para qualquer nível educacional.

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Biografia do Autor

Rafael José Bona, FURB - Universidade Regional de Blumenau e UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Ana Cristina Quintanilha Schreiber, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB).

Hélen Rose Leite Rodrigues de Souza, Universidade Regional de Blumenau

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB).

Mery Carolina Andrade Bileski, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB).

Rosane Cristina Coelho Pisa, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB).

Publicado
13-07-2022