A produção de conteúdo sobre e para a periferia:

Uma análise da produção de conteúdo da página “Periferia em Movimento” no Facebook

  • Marcio Morrison Kaviski Marcellino Unisinos
  • Paulo Henrique Semicek UFPR

Resumo

O presente artigo surge da problemática: como se dá a produção de conteúdo dentro do jornalismo alternativo e hiperlocal? Como objetivo principal, o trabalho se propõe a compreender de que forma o grupo “A periferia em movimento” constrói suas narrativas jornalísticas. Sobre os objetivos específicos têm-se; identificar quais as mídias mais utilizadas na produção de conteúdo e verificar se há um espaço para o compartilhamento de vozes dentro destas produções imagéticas e textuais. Como hipótese, acredita-se que há uma repetição do que é feito pela grande mídia, ou seja, produção de conteúdos baseados em textos e imagens. Metodologicamente, é realizada uma análise de conteúdo com preceitos de Laurence Bardin (2011), mais especificamente a etapa de categorização, que se define por diferenciação dos conteúdos analisados e depois o reagrupamento dos mesmos. Esta metodologia é importante para compreender o que é produzido e postado no Facebook da página analisada. Foi realizada uma análise de um período de cinco dias consecutivos. Além da análise de conteúdo, este artigo realizou uma entrevista em profundidade com os responsáveis pela página “Periferia em Movimento” como forma de complementar as informações encontradas na categorização. Como resultado, foi possível observar que as postagens do site  “Periferia em Movimento” seguem moldes imagéticos e textuais padrões em suas construções jornalísticas. Porém, emerge com o jornalismo comunitário, a possibilidade da participação popular na construção do processo jornalístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Morrison Kaviski Marcellino, Unisinos

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Unisinos, com bolsa CAPES. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na Linha de Pesquisa de Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais com bolsa PROSUP/CAPES. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Pesquisador dos grupos de pesquisa  LACIM, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e  Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM) do PPGCom/UTP. Seus estudos tem ênfase em Jornalismo Digital, Jornalismo Móvel e nas Inovações práticas do Jornalismo.

Paulo Henrique Semicek, UFPR

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo (2015-2017). Graduação em Comunicação Social: Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase na produção de revistas institucionais e assessoria de comunicação.

Publicado
13-07-2022