Ronaldo e a Copa de 2002: dons e valores na construção de uma celebridade carismática // Ronaldo and the 2002 World Cup: gifts and values in the construction of a charismatic celebrity - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p107

  • Paula Guimarães Simões Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Acontecimento. Carisma. Ronaldo. Valores.

Resumo

Este texto procura apreender alguns valores agregados à imagem pública do jogador de futebol Ronaldo Nazário de Lima, a partir de sua atuação na Copa do Mundo de 2002. A análise é realizada tendo em vista três categorias que buscam compreender a individuação de um acontecimento: 1) descrição; 2) narração; 3) e construção de um pano de fundo pragmático. A análise revela a consagração de Ronaldo como um herói, caracterizado por certos “dons específicos do corpo e do espírito” que o configuram como uma celebridade carismática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Publicado
27-11-2012