Ronaldo e a Copa de 2002: dons e valores na construção de uma celebridade carismática // Ronaldo and the 2002 World Cup: gifts and values in the construction of a charismatic celebrity - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p107
Resumo
Este texto procura apreender alguns valores agregados à imagem pública do jogador de futebol Ronaldo Nazário de Lima, a partir de sua atuação na Copa do Mundo de 2002. A análise é realizada tendo em vista três categorias que buscam compreender a individuação de um acontecimento: 1) descrição; 2) narração; 3) e construção de um pano de fundo pragmático. A análise revela a consagração de Ronaldo como um herói, caracterizado por certos “dons específicos do corpo e do espírito” que o configuram como uma celebridade carismática.
Downloads
O envio de qualquer colaboração implica cessão dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a transferência desses direitos autorais, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto.