O Efeito Fabril que o Newsmaking não vê: o que dizem outras áreas do conhecimento sobre os constrangimentos sofridos por jornalistas na Fábrica de Notícias // The Fabril Effect that the Newsmaking does not see: what other areas of knowledge...

  • Robson Dias UnB
Palavras-chave: Jornalista, trabalho, newsmaking

Resumo

A notícia faz parte de uma construção social da realidade. Trata-se de um bem capital, fabricável. Existe um mercado noticioso que produz notícias e as comercializada. Se a empresa jornalística pode ser comparada a uma Fábrica de Notícias, com linha de montagem de produção de notícias (Newsmaking), o jornalista seria o operário desse negócio. Em Teorias da Comunicação, estuda-se muito os constragimentos, gratificações e penalidades do trabalho e do sistema organizacional no qual o jornalista está inserido. Mas tal arcabouço teórico não consegue vislumbrar, em termos práticos, situações de doenças, estresse e outros males ao indivíduo. O artigo visa compilar estudos da Psicologia Social, Ciência da Informação e da Comunicação que relatem sobre o sofrimento dos jornalistas neste contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Dias, UnB
Doutorando em Comunicação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da
Universidade de Brasília (PPGFAC/UnB).
Publicado
27-11-2012