O Efeito Fabril que o Newsmaking não vê: o que dizem outras áreas do conhecimento sobre os constrangimentos sofridos por jornalistas na Fábrica de Notícias // The Fabril Effect that the Newsmaking does not see: what other areas of knowledge...
Palavras-chave:
Jornalista, trabalho, newsmaking
Resumo
A notícia faz parte de uma construção social da realidade. Trata-se de um bem capital, fabricável. Existe um mercado noticioso que produz notícias e as comercializada. Se a empresa jornalística pode ser comparada a uma Fábrica de Notícias, com linha de montagem de produção de notícias (Newsmaking), o jornalista seria o operário desse negócio. Em Teorias da Comunicação, estuda-se muito os constragimentos, gratificações e penalidades do trabalho e do sistema organizacional no qual o jornalista está inserido. Mas tal arcabouço teórico não consegue vislumbrar, em termos práticos, situações de doenças, estresse e outros males ao indivíduo. O artigo visa compilar estudos da Psicologia Social, Ciência da Informação e da Comunicação que relatem sobre o sofrimento dos jornalistas neste contexto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
27-11-2012
Seção
ARTIGO
O envio de qualquer colaboração implica cessão dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a transferência desses direitos autorais, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto.