Imagens que vinculam: espetáculo, entretenimento e performance no YouTube // Images that entail show, entertainment and performance in the YouTube - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p91

  • Carlos Mendonça UFMG
  • Tiago Barcelos Pereira Salgado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Palavras-chave: entretenimento, espetáculo, Felipe Neto, performance, youtube

Resumo

O advento e o avanço das mídias comunicacionais nas sociedades contemporâneas tem reconfigurado os modos de estar junto socialmente e alterado o regime do visível. Atentando para as transformações nos modos de ver e de se relacionar, ressaltamos a dimensão espetacular e entretenida implicada na performance dos agentes sociais. A prática performática, por essa via, tem se configurado segundo à lógica mediática e mercadológica, em que sujeitos em (inter)ação se colocam frente ao olhar alheio visando conquistar atenção e alcançar a visibilidade propiciada pelos media. Neste artigo, atemo-nos à ambiência midiática configurada pela internet, mais precisamente os vídeos de Felipe Neto no YouTube, buscando compreender de que modo as imagens possibilitam vinculações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Mendonça, UFMG
Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG
Tiago Barcelos Pereira Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil (CNPq).
Publicado
27-11-2012