Representação, comunicação e a máxima pragmática // Representation, comunication and the pragmatic maxim - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p16

  • Francisco José Paoliello Pimenta Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Representação, Comunicação, Pragmaticismo.

Resumo

O artigo busca descrever contribuições da Máxima Pragmática, proposta pelo lógico Charles S. Peirce, para os atuais estudos da Comunicação sob uma perspectiva representacional, em especial aqueles derivados das transformações decorrentes das trocas por meio das redes digitais. Relações entre a questão da representação, o método pragmaticista e as etapas das investigações científicas são apresentadas a partir de exemplos retirados de pesquisas realizadas nos últimos anos sobre processos comunicacionais envolvendo ciberativistas, adeptos de jogos eletrônicos e de redes sociais, e pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José Paoliello Pimenta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado IV do PPGCom/ CEA Facom/UFJF.

Doutor em Comunicação e Semiótica/ PUC SP.

Pós-Doutor em Ciências da Comunicação/Unisinos.

Publicado
29-10-2013
Seção
Tendências do jornalismo em países de língua portuguesa