• CHAMADA DE TRABALHOS – EDIÇÃO ESPECIAL: Marketing, Consumo e Sociedade: dilemas, desafios e perspectivas no mundo pós-pandemia

    14-09-2021

    Editores da edição:
    Marcelo de Rezende Pinto (PPGA PUC Minas)
    Ramon Silva Leite (PPGA PUC Minas)
    Georgiana Luna (PPGA UTFPR)

    A Revista Economia & Gestão, da PUC Minas está lançando uma chamada para uma edição especial para publicação com artigos exclusivos envolvendo a temática “Marketing, Consumo e Sociedade: dilemas, desafios e perspectivas no mundo pós-pandemia”.

    O objetivo dessa edição é disseminar o conhecimento e promover a divulgação de estudos que contribuam de forma significativa e reflexiva para o campo do marketing no Brasil envolvendo a temática abordada. Nesta perspectiva, o papel dos sistemas de marketing parece não receber a atenção necessária, assim como as complexas externalidades envolvidas nessa relação. A maioria dos estudos se direciona a observar a economia de mercado e os sistemas de marketing, mas não consideram a discussão de suas externalidades (Cadeaux, 2000). Além disso, os sistemas de marketing são frequentemente discutidos como se fossem “algo natural” e como se não fosse possível prever outras opções ou (re)configurações nas quais possam se encaixar. Neste sistema de intensa competição, nem sempre as práticas e posturas adotadas são corretas, éticas e adequadas, causando prejuízos a consumidores, trabalhadores, meio ambiente, comunidades, mercado e sociedade.

    Associado a essa discussão, fomos todos surpreendidos com a eclosão da pandemia de Covid-19 que trouxe à tona debates importantes vinculados as práticas de consumo e comportamento do consumidor, evidenciando os desequilíbrios e ambuiguidades que acompanham as relações entre governo, sociedade, consumidor e marketing. Enquanto o discurso público prioriza a segurança comunitária da sociedade, por meio da adoção de diretrizes coletivas, monitorando e controlando o contágio da população, o discurso científico adiciona cuidados da vida diária e novos comportamentos como o distanciamento social, transformando nosso modo de viver, consumir e se relacionar. O conjunto dessas mudanças evidenciaram a responsabilização de indivíduos, organizações, Estado e sociedade, que durante a pandemia tiveram que compartilhar obrigações e protocolos de segurança. Dessa forma, a pandemia trouxe novas perspectivas para a vida individual e coletiva, desafiando novas práticas de cuidados da vida diária, consumo e adoção de novas escolhas, levantando reflexões sobre padrões, crenças, valores e atitudes. Nesse sentido, é óbvio que a relação entre marketing e sociedade vem ganhando contornos ainda mais complexos e desafiadores que exigem o olhar dos pesquisadores do marketing.

    Dessa forma, convidamos os pesquisadores a submeterem artigos na forma de ensaios teóricos ou de pesquisas teórico-empíricas compatíveis com o escopo da chamada, e que promovam o desenvolvimento do conhecimento nessa linha temática que privilegia discutir os desafios e dilemas que envolvem o consumo, o marketing e a sociedade no contexto pós-pandemia. Elencamos, a seguir, alguns temas que julgamos aderentes à chamada, mas não nos limitamos a eles:

    ▪ O papel do marketing no período de pandemia;
    ▪ Externalidades positivas e/ou negativas das atividades de marketing;
    ▪ Sistemas de marketing alternativos da realidade brasileira;
    ▪ Regulamentação das atividades de marketing;
    ▪ Qualidade de vida e bem-estar do consumidor no período da pandemia;
    ▪ Marketing crítico e Estudos críticos de mercado;
    ▪ Macromarketing e reconstrução: desastres naturais induzidos por humanos;
    ▪ Justiça distributiva;
    ▪ O poder público e a relação com os demais atores de marketing;
    ▪ Políticas de proteção ao consumidor;
    ▪ Marketing e desenvolvimento econômico;
    ▪ Tensões e conflitos, desafios e dilemas das relações de consumo e o mercado.

    ENVIO DE TRABALHOS

    Os artigos deverão seguir as normas e instruções para submissão da REVISTA Economia & Gestão, disponíveis no site http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao. O prazo limite para o envio dos artigos é 28 de fevereiro de 2022, exclusivamente pelo sistema de submissões da revista.

    Vale ressaltar que os textos submetidos serão encaminhados a pelo menos dois pareceristas em sistema de blind review. A partir das avaliações dos pareceristas, a comissão editorial poderá sugerir mudanças eventuais de modo a adequar os textos.

    Estima-se que o resultado da primeira rodada de avaliação ocorrerá por volta de 90 dias após o encerramento do prazo de submissão. A previsão de publicação dessa edição especial é segundo semestre de 2022.

    Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre a chamada especial pode ser obtida com os editores da edição, por meio dos endereços eletrônicos:

    marcrez@hotmail.com
    ramonsl@pucminas.br
    georgiana.luna@gmail.com


    Rodrigo Baroni de Carvalho
    Editor-chefe da Revista Economia & Gestão

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  • Mudança de Política Editorial a partir de 2016

    23-12-2015

    Por chancela do Colegiado do PPGA-PUCMinas, a partir de 1º. de Janeiro de 2016, as seguintes mudanças serão implantadas na Política Editorial:

    - A Revista E&G passará a aceitar a submissão de artigos somente nas seguintes áreas de pesquisa do campo da Administração: Estratégia (ESO), Marketing (MKT), Recursos Humanos (GPR), Gestão da Inovação (GCT), Administração da Informação e do Conhecimento (ADI), Ensino e Pesquisa em Administração (EPQ), Estudos Organizacionais (EOR) e Administração Pública (APB). Os códigos das áreas em parênteses remetem os códigos utilizados pela Anpad. O novo foco editorial da Revista é coerente com as atuais linhas de pesquisa do PPGA disponíveis em www.pucminas.br/administracao .

    - Os artigos das áreas de Contabilidade (CON), Economia, Finanças (FIN), Economia Rural, Gestão de Operações e Logística (GOL) deixam de fazer parte do escopo editorial da E&G. Os artigos dessas áreas já submetidos à Revista até Dezembro/2015 continuarão seu fluxo normal de avaliação.

    - Espera-se que os autores de artigos que sejam doutores ou doutorandos contribuam com a avaliação de pelo menos um artigo como forma de contrapartida acadêmica. Para tanto, todos os autores do artigo que sejam doutores ou doutorandos devem ser cadastrados na plataforma no momento da submissão. 

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