CHAMADA DE TRABALHOS – EDIÇÃO ESPECIAL: Marketing, Consumo e Sociedade: dilemas, desafios e perspectivas no mundo pós-pandemia

14-09-2021

Editores da edição:
Marcelo de Rezende Pinto (PPGA PUC Minas)
Ramon Silva Leite (PPGA PUC Minas)
Georgiana Luna (PPGA UTFPR)

A Revista Economia & Gestão, da PUC Minas está lançando uma chamada para uma edição especial para publicação com artigos exclusivos envolvendo a temática “Marketing, Consumo e Sociedade: dilemas, desafios e perspectivas no mundo pós-pandemia”.

O objetivo dessa edição é disseminar o conhecimento e promover a divulgação de estudos que contribuam de forma significativa e reflexiva para o campo do marketing no Brasil envolvendo a temática abordada. Nesta perspectiva, o papel dos sistemas de marketing parece não receber a atenção necessária, assim como as complexas externalidades envolvidas nessa relação. A maioria dos estudos se direciona a observar a economia de mercado e os sistemas de marketing, mas não consideram a discussão de suas externalidades (Cadeaux, 2000). Além disso, os sistemas de marketing são frequentemente discutidos como se fossem “algo natural” e como se não fosse possível prever outras opções ou (re)configurações nas quais possam se encaixar. Neste sistema de intensa competição, nem sempre as práticas e posturas adotadas são corretas, éticas e adequadas, causando prejuízos a consumidores, trabalhadores, meio ambiente, comunidades, mercado e sociedade.

Associado a essa discussão, fomos todos surpreendidos com a eclosão da pandemia de Covid-19 que trouxe à tona debates importantes vinculados as práticas de consumo e comportamento do consumidor, evidenciando os desequilíbrios e ambuiguidades que acompanham as relações entre governo, sociedade, consumidor e marketing. Enquanto o discurso público prioriza a segurança comunitária da sociedade, por meio da adoção de diretrizes coletivas, monitorando e controlando o contágio da população, o discurso científico adiciona cuidados da vida diária e novos comportamentos como o distanciamento social, transformando nosso modo de viver, consumir e se relacionar. O conjunto dessas mudanças evidenciaram a responsabilização de indivíduos, organizações, Estado e sociedade, que durante a pandemia tiveram que compartilhar obrigações e protocolos de segurança. Dessa forma, a pandemia trouxe novas perspectivas para a vida individual e coletiva, desafiando novas práticas de cuidados da vida diária, consumo e adoção de novas escolhas, levantando reflexões sobre padrões, crenças, valores e atitudes. Nesse sentido, é óbvio que a relação entre marketing e sociedade vem ganhando contornos ainda mais complexos e desafiadores que exigem o olhar dos pesquisadores do marketing.

Dessa forma, convidamos os pesquisadores a submeterem artigos na forma de ensaios teóricos ou de pesquisas teórico-empíricas compatíveis com o escopo da chamada, e que promovam o desenvolvimento do conhecimento nessa linha temática que privilegia discutir os desafios e dilemas que envolvem o consumo, o marketing e a sociedade no contexto pós-pandemia. Elencamos, a seguir, alguns temas que julgamos aderentes à chamada, mas não nos limitamos a eles:

▪ O papel do marketing no período de pandemia;
▪ Externalidades positivas e/ou negativas das atividades de marketing;
▪ Sistemas de marketing alternativos da realidade brasileira;
▪ Regulamentação das atividades de marketing;
▪ Qualidade de vida e bem-estar do consumidor no período da pandemia;
▪ Marketing crítico e Estudos críticos de mercado;
▪ Macromarketing e reconstrução: desastres naturais induzidos por humanos;
▪ Justiça distributiva;
▪ O poder público e a relação com os demais atores de marketing;
▪ Políticas de proteção ao consumidor;
▪ Marketing e desenvolvimento econômico;
▪ Tensões e conflitos, desafios e dilemas das relações de consumo e o mercado.

ENVIO DE TRABALHOS

Os artigos deverão seguir as normas e instruções para submissão da REVISTA Economia & Gestão, disponíveis no site http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao. O prazo limite para o envio dos artigos é 28 de fevereiro de 2022, exclusivamente pelo sistema de submissões da revista.

Vale ressaltar que os textos submetidos serão encaminhados a pelo menos dois pareceristas em sistema de blind review. A partir das avaliações dos pareceristas, a comissão editorial poderá sugerir mudanças eventuais de modo a adequar os textos.

Estima-se que o resultado da primeira rodada de avaliação ocorrerá por volta de 90 dias após o encerramento do prazo de submissão. A previsão de publicação dessa edição especial é segundo semestre de 2022.

Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre a chamada especial pode ser obtida com os editores da edição, por meio dos endereços eletrônicos:

marcrez@hotmail.com
ramonsl@pucminas.br
georgiana.luna@gmail.com


Rodrigo Baroni de Carvalho
Editor-chefe da Revista Economia & Gestão