A INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: Uma reflexão à luz da responsabilidade social empresarial

  • Carmeci Maria de Lourdes Freitas Centro Universitário Unihorizontes
  • Jefferson Rodrigues Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Centro Universitário Unihorizontes
  • Luiz Carlos Honório Centro Universitário Unihorizontes
  • Wendel Alex Castro Silva Centro Universitário Unihorizontes
Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial. Inclusão. Pessoa com Deficiência.

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de descrever e analisar como se configura o processo de inclusão no trabalho de pessoas com deficiência em uma instituição de ensino superior privada da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva à luz de uma abordagem qualitativa, baseada em um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior privada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com nove funcionários com deficiência e oito gestores da instituição, e foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se um notável alinhamento do discurso dos gestores da organização com os princípios da inclusão, da ética, da moralidade e da equidade, característicos da responsabilidade social empresarial. Contudo, em termos práticos, identificou-se considerável distanciamento entre o processo de inclusão realizado pela instituição e tais princípios.

Biografia do Autor

Carmeci Maria de Lourdes Freitas, Centro Universitário Unihorizontes
Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes.
Jefferson Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Centro Universitário Unihorizontes

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Foi bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Graduado em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Atua como professor no Centro Universitário Unihorizontes nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão comercial. Orientador e professor da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso desde janeiro/2016. Pesquisador no Núcleo de Estudos sobre
Comportamento, Pessoas e Organizações (Necop UFMG).

Luiz Carlos Honório, Centro Universitário Unihorizontes
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado e doutorado no CEPEAD pela Universidade Federal de Minas nos anos de 1998 e 2006, respectivamente. Durante o curso de doutorado realizou estágio no exterior na Birmingham Business School - University of Birmingham, Inglaterra (2003-2004). Atualmente é professor titular da Faculdade Novos Horizontes em Belo Horizonte, Minas Gerais, lecionando nos cursos de Graduação e Mestrado Acadêmico. Tem experiência na área de Administração, tendo atuado com temas associados à internacionalização de empresas (exportação, empreendedorismo internacional, formação e escolha de estratégias internacionais e processo de expansão internacional da firma) e, atualmente, ao comportamento humano nas organizações (satisfação no trabalho, comprometimento organizacional, vínculos organizacionais, gestão de competências, liderança, estresse ocupacional, burnout, prazer e sofrimento no trabalho).
Wendel Alex Castro Silva, Centro Universitário Unihorizontes
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui graduação, especialização e mestrado em Administração com ênfase em finanças. Atualmente é professor e pesquisador da Faculdade Novos Horizontes (FNH), professor titular da Faculdade INAP-MG. Professor visitante do MBA em Controladoria do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), do MBA em Gestão Hospitalar do Centro Universitário São Camilo-ES (CUSC-ES) e do MBA em Governança de TI das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo e TechBiz (FIPEL) -TechBiz/Microsoft Gold Certified Partner. Consultor de negócios das empresas Frios Shroerder Ltda e Calderarias Técnicas Brasileiras (CTB). Consultor Ad Hoc Fundação Roberto Marinho (FRM). Consultor Ad Hoc CAPES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, gestão, mercados, avaliação de risco e finanças.
Publicado
22-03-2018
Seção
Artigos