ESTUDO DE CAPACIDADE EFETIVA PARA REORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR

  • Anna Sofia Costa Neri Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS), Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade Mogi das Cruzes (UMC) - SP. http://orcid.org/0000-0002-8931-895X
  • Márcia Cristina Zago Novaretti Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS), Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
Palavras-chave: Gestão em Saúde. Capacidade Instalada. Capacidade Efetiva. Produtividade.

Resumo

A clínica foco deste relato foi criada para atender a crescente demanda em busca de serviços médicos e de diagnóstico em uma estrutura confortável e a preços populares. Alguns consultórios mostravam-se ociosos enquanto outros setores, como a ultrassonografia, apresentavam sobrecarga no volume de atendimentos. Tal situação sugeriu a aplicação de um estudo de capacidade efetiva para identificar a causa desta deficiência e propor soluções corretivas. Após o reconhecimento da estrutura física da clínica, foram calculadas suas capacidades instalada, disponível e efetiva. Em seguida, avaliou-se capacidade realizada por meio dos mapas de salas. Por fim, calculou-se a relação das capacidades efetiva e realizada para obtenção do índice de eficiência por sala, o que permitiu mensurar a utilização de cada sala, levando-se em consideração a ocupação. Identificou-se que capacidade efetiva da clínica era de 2.438 horas atendimento/mês, das quais apenas 1.112 horas/mês eram efetivamente utilizadas, resultando em baixo índice de eficiência (46%). Serviços como psicologia e fonoaudiologia eram subutilizados, enquanto outros como ultrassonografia estavam sobrecarregados. Após a reestruturação e reorganização dos serviços, a ocupação passou para 1.713 horas/mês, refletindo um novo índice de eficiência, que passou a ser de 70%. A implantação da proposta apresentada neste relato técnico possibilitou à clínica estudada a visualização da subutilização de suas instalações e a reorganização de serviços. As ações de intervenção para correção dos problemas incluíram desde a substituição de alguns serviços ociosos até a criação de novos departamentos e reorganização dos serviços oferecidos, com aumento do índice de eficiência e dos lucros da empresa.
Publicado
17-11-2020
Seção
Artigos