GRUPOS DE FOCO ON-LINE ASSÍNCRONOS: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE SUA APLICAÇÃO

  • Aline Mariane de Faria Universidade de São Paulo
  • Moacir de Miranda Oliveira Junior Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa, Grupo de Foco On-line Assíncrono, Desafios Metodológicos.

Resumo

A proeminência crescente da Internet no cotidiano das pessoas gerou inovações em várias áreas do conhecimento. Não poderia ser diferente com a Metodologia da Pesquisa Qualitativa, que teve alguns de seus métodos tradicionais adaptados para a aplicação on-line. Entretanto, o contexto on-line traz consigo oportunidades e desafios que dão características totalmente novas aos métodos. Tendo isso em vista, este ensaio tem o objetivo de discutir um método emergente de pesquisa: grupos focais on-line, especialmente aqueles conhecidos como ‘assíncronos’. Para tanto, são tratadas as principais peculiaridades metodológicas envolvidas no uso do método, bem como suas limitações e vantagens em comparação ao método tradicional presencial.

Biografia do Autor

Aline Mariane de Faria, Universidade de São Paulo
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP), mestra em Administração também pela FEAUSP (2016), especialista em Gestão Financeira e Controladora pela FAI-Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (2014) e graduada em Administração também pela FAI. Na última instituição, foi premiada como a melhor aluna da 38ª turma de formandos do curso de Administração. Atua como pesquisadora e professora na FAI desde 2012. Suas áreas de pesquisa são: (i) finanças; (ii) contabilidade; (iii) economia; (iv) inovação; e (v) empreendedorismo.
Moacir de Miranda Oliveira Junior, Universidade de São Paulo
Professor Titular do Departamento de Administração da FEA-USP. Possui Livre Docência (2009), Doutorado (2000) e Mestrado (1994) em Administração pela Universidade de São Paulo. Realizou Bolsa Doutorado Sanduíche junto à University of Cambridge - Judge Business School (1997-1998). Realizou curso de extensão junto à Harvard Business School (2009 e 2010). É graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (1989). Atualmente é Chefe (2017 - atual) do Departamento de Administração da FEA-USP, onde atuou também como Vice-Chefe do Departamento de Administração (2013 - 2017). É o Coordenador (2014 - Atual) do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado Acadêmico) da FEA - USP. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É o Editor Chefe da RAI - Revista de Administração e Inovação (Innovation and Management Review, Emerald) (2015 - Atual). Foi o vencedor do 53o. Prêmio Jabuti 2011 na Categoria Economia, Administração e Negócios. É Coordenador (2014-Atual) de dois projetos financiados pelo CNPq, pesquisando startups e ambientes de inovação no Brasil. Pesquisa também Internacionalização, Inovação e Estratégia em empresas brasileiras e subsidiárias de empresas estrangeiras no Brasil. Foi Coordenador de subprojeto em projeto temático da FAPESP (Projeto GINEBRA - Gestão para a Internacionalização de Empresas Brasileiras) (2006-2010). É Diretor da Academy of International Business-Latin American Chapter (AIB-LAT) (2008-atual). Foi o Conference Chair da 2016 AIB-LAT Conference, em São Paulo e da mesma conferência em 2010, no Rio de Janeiro. Foi membro do Local Organizing Committee da conferência mundial da Academy of International Business em 2010. É membro do Global Steering Committee do Emerging Markets Institute - Cornell University (2016-atual). Foi membro eleito do Comitê Executivo da ANPAD (2015-2017l). Foi Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEA-USP (2016 - 2017). É Diretor para a América Latina do GLORAD (Center for Global R&D and Innovation), rede de pesquisadores (2016-atual). É Membro do Editorial Review Board do International Journal of Emerging Markets (2014-atual). Possui 4 livros publicados como autor ou organizador e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, dentre as quais se destacam: International Journal of Technology Management, European Management Journal, European Journal of Innovation Management, Thunderbird International Business Review, International Journal of Emerging Markets, Journal of Technology Management & Innovation, International Journal of Business and Emerging Markets, Brazilian Administration Review, International Journal of Management, Revista de Administração (FEA-USP), Cadernos EBAPE, Brazilian Business Review, Revista de Administração Contemporânea, RAE - Revista de Administração de Empresas (Impresso).
Publicado
20-12-2019
Seção
Ensaios