A percepção de empresas graduadas de Minas Gerais para um programa de pós-incubação

  • Joana Marins de Andrade Coutinho Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Andréa Aparecida da Costa Mineiro UNIFEI
  • Luiz Eugenio Veneziani Pasin UNIFEI
  • Cleber Castro de Carvalho UFLA
Palavras-chave: Ambientes de Inovação, Incubadora de Empresas, Pós-incubação

Resumo

O presente trabalho identifica os principais serviços necessários para um programa de pós-incubação. Para o alcance do objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar o relacionamento entre empresas graduadas e incubadora; (ii) avaliar a percepção das empresas graduadas da pós-incubação; e (iii) avaliar a percepção dos gestores das incubadoras da pós-incubação. O objeto de estudo foram as empresas de base tecnológica graduadas pelos programas de incubação do estado de Minas Gerais. O método utilizado para a pesquisa foi um estudo de múltiplos casos com aplicação de questionários com as empresas graduadas e entrevista com gestores de 3 incubadoras de base tecnológica de Minas Gerais. Na análise de dados foi utilizada a análise descritiva univariada para as questões fechadas do questionário e análise de conteúdo por frequência e por categorias para as questões abertas e entrevistas. Como principal contribuição do estudo foi possível estabelecer um quadro com os tópicos mais relevantes para um programa de pós-incubação que pode ser utilizado pelas incubadoras ou outros interessados.

Publicado
30-10-2019
Seção
Artigos