VIDA, ESTUDO E TRABALHO: DISCUTINDO AS TRAJETÓRIAS DOS JOVENS BRASILEIROS A PARTIR DA TEORIA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL FRANCESA

  • jhony pereira moraes UFRGS
  • sidinei rocha-de-oliveira UFRGS
  • arthur gehrke martins andrade UFRGS
Palavras-chave: Inserção profissional. Juventude brasileira. Mercado de trabalho.

Resumo

Este estudo objetiva realizar uma aproximação entre a teoria de inserção profissional francesa e a juventude brasileira. Os pontos centrais de análise são a vida, o estudo e o trabalho, uma vez que a inserção profissional francesa considera os aspectos individuais, institucionais e sócio-históricos de um grupo social, sendo extensiva a diferentes contextos sociais. O estreitamento dessa teoria com a juventude brasileira é evidenciado pelo cenário formado por jovens franceses com elevada qualificação e grandes dificuldades de inserção no mercado - com atenção aos casos de desemprego e disposição de relações de trabalho precarizadas - algo semelhante ao que vem acontecendo com os jovens brasileiros nos últimos anos, apesar da expansão do ensino superior (considerando a influência de políticas públicas de acesso e programas de financiamento da educação superior). 

Biografia do Autor

jhony pereira moraes, UFRGS
Mestrando em Administração (área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS (PPGA/UFRGS), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria e pós-graduando em Coaching (MBA em Coaching), ambos pela mesma instituição. Graduado em Administração de Empresas pela UniRitter. 
sidinei rocha-de-oliveira, UFRGS
Possui graduação (2002) e mestrado (2004) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Administração pela Université Pierre Mendès-France - Grenoble 2 em cotutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto no curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
arthur gehrke martins andrade, UFRGS
Mestrando em Administração (área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS (PPGA/UFRGS). Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Metodista IPA (2016).
Publicado
31-08-2020
Seção
Artigos