ANÁLISE DA OPINIÃO DE ACADÊMICOS SOBRE UNIVERSIDADES EMPREENDEDORAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E MÉXICO

  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul http://orcid.org/0000-0002-1922-9273
  • David Güemes Castorena Instituto Tecnológico de Monterrey - México
  • Vandoir Welchen Universidade de Caxias do Sul
  • Joel Tshibamba Mukendi Universidade de Caxias do Sul
  • Josiane Vieira Maciel Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patrícia Ganzer
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Universidade Empreendedora. Empreendedorismo. Inovação. Grupo Focal. Cross-country

Resumo

A universidade empreendedora consolida-se como um instrumento que não só proporciona força de trabalho e valor agregado com a criação ou transformação do conhecimento, como também aprimora o indivíduo, criando valores e atitudes e estimulando, assim, a capacidade empreendedora. Diante disso, o objetivo desta investigação consiste em analisar a percepção dos alunos sobre a importância da universidade empreendedora para sua formação acadêmica. A partir de uma abordagem qualitativa, com fases exploratória e descritiva, realizou-se um estudo comparativo entre dois casos, Brasil e México. Como técnica de coleta, empregaram-se grupo focal e análise por meio da análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo®, versão 12. Os resultados mostram que a instituição mexicana está voltada à educação empreendedora, em atividades que integram estudantes e empresas nas aulas e pesquisas, incentivando a interação por meio da resolução de problemas reais. Já a instituição brasileira não trabalha de um modo claro e amadurecido quanto ao empreendedorismo, que costuma ser percebido basicamente como uma disciplina pelos acadêmicos.

Biografia do Autor

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração - UCS Bolsista CAPES

Mestre em Administração - UCS

Graduada em Secretariado Executivo - UPF

David Güemes Castorena, Instituto Tecnológico de Monterrey - México
Doutor pela Universidade George Washington : Washington , DC , Estados Unidos
Vandoir Welchen, Universidade de Caxias do Sul
Aluno de Mestrado em Administração da linha de pesquisa Inovação e Competitividade do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGA-UCS). Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2016/4).
Joel Tshibamba Mukendi, Universidade de Caxias do Sul
Possui licence en Droit Économique et Social pela Université Protestante au Congo (2011). Também, bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Cursando mestrado em Administração na linha Inovação e Competitividade, na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica junto ao programa PIBIC/CNPQ, no projeto de pesquisa Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade nas Empresas Líderes no Brasil. Também, é integrante nos respectivos projetos de pesquisa: Empreendedorismo, Sustentabilidade socioeconômica e Inovação nas organizações da serra Gaúcha. Inovação em serviços públicos de saúde.
Josiane Vieira Maciel, Universidade de Caxias do Sul
Bacharel em Administração. Atualmente é pesquisadora voluntária vinculada ao Projeto de Pesquisa Universidades Empreendedoras e Ambientes de inovação, coordenado pelo Professor Dr. Pelayo Munhoz Olea e até 2016 esteve vinculada ao Projeto Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade nas Empresas Líderes do Brasil, coordenado pelo professor Dr. Eric Charles Henri Dorion, no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (PPGA-UCS). Integrante do grupo de pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade desde 2015.
Paula Patrícia Ganzer
Cursando Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha. Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha.
Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul
Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.
Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul
Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 
Publicado
20-12-2019
Seção
Artigos