RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, CONFIANÇA E DESCONFIANÇA NO VAREJO

  • William Rafael Cararo PPGA / IMED
  • Kenny Basso Professor ppga imed
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Confiança, Desconfiança.

Resumo

As práticas da responsabilidade social corporativa podem influenciar tanto a percepção da confiança quanto a desconfiança dos consumidores, dois construtos importantes nos relacionamentos organizacionais. Nessas circunstâncias, se torna relevante a integridade que a empresa transmite para seus stakeholders, agindo como fator mediador de ambos os construtos. Diante disso, neste estudo o fenômeno acima foi analisado através de um experimento desenho fatorial 2x1. A pesquisa analisou o efeito das práticas de Responsabilidade Social Corporativa na percepção da integridade da empresa perante os consumidores, influenciando a confiança e a desconfiança dos mesmos. Os resultados inferem que as atividades de RSC geram um aumento da integridade empresarial e que a mesma atua como variável mediadora da relação entre a responsabilidade social corporativa, a confiança e a desconfiança dos consumidores. Ao demonstrar que a integridade percebida pelos clientes é o mecanismo pelo qual a responsabilidade social corporativa afeta a confiança e, também, a diminuição da desconfiança dos consumidores, o estudo vem a contribuir para a área do marketing.

Biografia do Autor

William Rafael Cararo, PPGA / IMED

Mestre em Administração(2018) pela Faculdade Meridional - IMED. Especialista em Marketing, Comunicação e Branding pela Universidade Regional Integrada do Alto
Uruguai das Missões - Campus Erechim(2016). Possui graduação em Marketing pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2014). Atua
com trabalhos na área de marketing, com enfoque no comportamento do consumidor. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em planejamento de
Marketing e Comunicação, E-commerce, Marketing Digital.

Kenny Basso, Professor ppga imed
Doutor em Administração, professor e pesquisador de Marketing no Programa de Pós-Graduação em Administração da IMED Business School da Faculdade Meridional - IMED. Atua com pesquisas na área de comportamento do consumidor, marketing de serviços e varejo. Especificamente trabalha temas como confiança, violação e recuperação da confiança, influências ambientais do varejo no comportamento de consumo e persuasão. Autor de artigos publicados em periódicos internacionais como Journal of Service Research, Journal of Services Marketing, Journal of Retailing and Consumer Services, International Journal of Bank Marketing e Journal of Product & Brand Management.
Publicado
25-05-2021
Seção
Artigos