BUSINESS MODEL CHANGE OF PRINTED NEWSPAPERS IN THE INTERNET AGE: THE NEW YORK TIMES CASE

  • Humberto Elias Garcia Lopes Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas http://orcid.org/0000-0002-6207-2726
  • Bruno Henrique Watté Programa de Pós-Graduação em Administração PUC Minas
  • Marlusa Sevilha Gosling UFMG
Palavras-chave: modelo de negócios, internet, paywall poroso, estratégia, The New York Times

Resumo

A internet tem provocado mudanças significativas no consumo de notícias. As empresas jornalísticas mantêm sua audiência, mas não conseguem sustentar sua receita publicitária. Isso exige mudanças no modelo de negócios dos jornais, sendo que o modelo de negócio baseado no paywallporoso, adotado pelo jornal New York Times, tem sido usado em todo o mundo. O objetivo deste estudo foi analisar o modelo desse jornal norte-americano, identificando as razões de seu sucesso inicial e a viabilidade de sua replicação para outros jornais. A análise documental foi baseada nos relatórios anuais aos investidores publicados entre 2003 e 2012, em reportagens de jornais e revistas especializadas e em entrevistas com especialistas brasileiros. A partir disso, mapeou-se a sequência de movimentos estratégicos para a implantação desse modelo de negócio. Os resultados indicaram que outros jornais devem evitar adotar o modelo de negócio centrado no paywallporoso apenas para imitar o New York Times. 

Biografia do Autor

Humberto Elias Garcia Lopes, Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas
I´m a professor of the Graduate Program in Management at PUC Minas, where I teach strategic management and quantitative methods for Ph.D. and masters degree students. My formal education includes a Ph.D., an M.Phil., and a B.S. degree in Business Administration, all of them obtained from UFMG (Federal University of Minas Gerais). I also have a B.S. in Economics from Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Most of my time is concentrated on my activities in the graduate program, but I also teach the undergraduate courses at PUC Minas and PUC Minas Virtual, the university unit dedicated to virtual education through online courses. Since 2005 my research interest is focused on competitive and collaborative relationships among firms. More specifically, Im currently studying network business models, competitive advantage and quantitative methods in management. These subjects led me to be a member of The Econometric Society and of the Business Model Community (http://businessmodelcommunity.com/). I´m also the leader of GESTOR (Grupo de Estudos Organizacionais), a research group focused on organizational strategy. Academics and practioners interested in exchanging ideas and experiences are welcomed. Feel free to contact me through e-mail (heglopes@gmail.com) or Linkedin (Humberto Elias Lopes).
Bruno Henrique Watté, Programa de Pós-Graduação em Administração PUC Minas
Mestre em Administração pela PUC Minas
Publicado
01-09-2020
Seção
Artigos