ALÉM DA ACESSIBILIDADE: DESAFIOS DA SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

  • Maria do Socorro Martins dos Santos Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-4234-1391
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Serafim Firmo de Souza Ferraz Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Socialização, Pessoas com Deficiência, Instituição Federal de Ensino Superior

Resumo

Analisa as percepções das pessoas com deficiência sobre a socialização organizacional em uma Instituição Federal de Ensino Superior. A amostra foi composta por 15 servidores com deficiência, selecionados pela condição de deficiência e, por conveniência, de acordo com a disponibilidade dos profissionais em participar do estudo. O ensaio caracteriza-se como demanda qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso, tomando-se como referencial o modelo teórico adaptado de Chao et al. (1994),  Taormina (1997) e Borges et al. (2010), que culminou nas dimensões - engajamento à instituição, integração às pessoas, domínio profissional e perspectivas futuras. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada e, no tratamento dos dados, foi realizada a análise de conteúdo com auxílio do software Atlas Ti, versão 8.0. Os resultados apontam que houve um crescimento no número de pessoas com deficiência dentro da instituição, mostrando aquelas que estão ingressando como detentoras de uma qualificação elevada e que pretendem continuar se aperfeiçoando, mas, também, mostraram que existem muitas dificuldades relacionadas à acessibilidade nas suas mais distintas modalidades.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Martins dos Santos, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Especialização em Filosofia Política pela Universidade Federal do Ceará (1998), Especialização em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Ceará (2010), Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, turma 2015-2017, área de concentração em Gestão Organizacional, linha de pesquisa em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Ceará (2018) e é servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Ceará.
Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Lecionou na Universidade de Fortaleza - UNFOR e trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil S/A nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional e Educação Corporativa. Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Ceará, lecionando disciplinas e orientando pesquisas, em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, com ênfase nas questões de Gênero e Diversidade. Atuou como Coordenadora da COFAC - Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFC até abril/2016. Exerce, atualmente, a função de Diretora Executiva da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação - EIDEIA da UFC.
Serafim Firmo de Souza Ferraz, Universidade Federal do Ceará
Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) com a tese Estratégias de Desenvolvimento Local e Mercado de Trabalho: A Emergência de um Campo Profissional. Mestre em Gestion des Resources Humaines pelo Conservatoire National des Art set Métiers de Paris ? França. Especialista em Finanças pela Unifor e graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contábeis-FEAAC-UFC, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria PPAC - Mestrados acadêmico e profissional. Atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará-UFC. Desenvolve atividades de ensino, extensão e de pesquisa em gestão estratégica, gestão do conhecimento, organização e gestão de pessoas. Abriga a sua produção acadêmica e técnica nos campos da indústria criativa, do empreendedorismo/intra-empreendedorismo, cooperação interorganizacional e dos modelos ide gestão integrando estratégias, processos e pessoas. Tem especial interesse em sistemas de avaliação de resultados organizacionais e de pessoas com foco em remuneração variável, nos processos de aprendizagem e de educação corportativa - abordagens experiênciais, colaborativas e EAD, além da organização do trabalho flexível e de alto desempenho.
Publicado
20-12-2019
Seção
Artigos