E AGORA JOSÉ, PARA ONDE VAI A ZENIR?

Palavras-chave: Estratégias de Marketing, Concorrência, Praça.

Resumo

O caso apresenta a narrativa da Zenir Móveis e Eletros, uma rede de lojas que atua, por decisão estratégica, exclusivamente no território cearense. O enredo apresenta as decisões tomadas quanto aos métodos utilizados para a expansão da empresa, e outros aspectos relacionados à aplicação dos recursos físicos, materiais, humanos entre outros. Assim, prestes a atingir o limite de municípios no estado do Ceará que atende às especificidades da metodologia aplicada pela organização, o caso convida o aluno a elucidar a situação-problema de qual deve ser o novo ambiente de atuação da Zenir.

Biografia do Autor

Edivan Alexandre Ferreira, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Estudante de Graduação do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA).
Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri - UFCA
Professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA). Orientadora no Programa de Iniciação a Docência (PID), ano V, com o projeto 'Método do Caso para Ensino em Marketing'. Tem interesse nos seguintes temas: Marketing, Consumo, Serviços, Economia Criativa, Pesquisa Qualitativa e Casos para Ensino.
Antonio Messias Valdevino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Professor subistituto do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB-2019), com ênfase em Marketing e Sociedade. Especialista em Gestão, Marketing e Comunicação Empresarial pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN-2017). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA-2016). É membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA), com pesquisas nas áreas de Ensino e Pesquisa em Administração e Consumo. Tem interesse nas áreas de Marketing, Ensino de Marketing em Administração, Comportamento do Consumidor, Cultura e Consumo e Ciência de dados aplicada a Negócios.
Brena Carolina de Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), com ênfase em Marketing e Tecnologia. Membro do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC-UFCA), grupo certificado pelo CNPq, e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Marketing e Sociedade (PEMSA). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem interesse nas áreas de Marketing, Ensino de Marketing em Administração e Comportamento do Consumidor.
Publicado
22-12-2020
Seção
Caso de Ensino