CROWDFUNDING: UMA ALTERNATIVA INOVADORA DE APOIO A EMPREENDIMENTOS

  • PEDRO VIEIRA SOUZA SANTOS Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Gláucio Bessa Oliveira UNIVASF
  • Maurílio Arruda de Araujo
Palavras-chave: Crowdfunding, Inovação, Empreendedorismo.

Resumo

Atualmente, com o desenvolvimento de diversos empreendimentos, subsídio as inovações são necessárias. Assim, novas alternativas para o financiamento do empreendedorismo surgem para atender essa demanda. Uma dessas alternativas que tem crescido ultimamente é o crowdfunding, que é definido como um financiamento coletivo, isto é, trata-se de uma nova maneira de captar recursos para concretizar projetos, organizado por meio de plataformas online. Assim, o presente artigo teve por objetivo tratar da importância do modelo crowdfunding associado a inovação e suas contribuições para novos empreendimentos, observando como o tema é discutido na literatura, a partir de uma extensa revisão de literatura sobre o tema em artigos publicados e disponíveis. Pôde-se notar que esse modelo de financiamento cria um mercado global e agrega valor a pequenas, micros e médias empresas a partir da função do cliente como um investidor que pode obter recompensas e o produto lançado de acordo com incentivo popular.

Biografia do Autor

PEDRO VIEIRA SOUZA SANTOS, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestrando em Engenharia de Produção.

Engenheiro de Produção.

Gláucio Bessa Oliveira, UNIVASF
Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia - UniCenid CENID Business School (2008), é especialista em Gestão Pública por meio da Universidade Católica Dom Bosco (2013) e é mestrando em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido na linha pesquisa de Gestão, Inovação e Empreendedorismo pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. 
Maurílio Arruda de Araujo

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Publicado
17-11-2020
Seção
Artigos