EMPREENDEDORISMO GERANDO INOVAÇÃO: A CRIAÇÃO DA STARTUP IOASYS DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor do quadro permanente da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), no Mestrado Profissional em Administração
  • Ricardo César Alves Pontifícia Universidade Católica (PUC) Belo Horizonte – Brasil
  • Décio Ângelo Ribeiro Passos Faculdade Pitágoras BH
Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Startups, Ioasys

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal analisar os fatores críticos necessários à implementação do modelo de negócios de uma empresa inovadora do tipo startup, tendo como foco a Ioasys Desenvolvimento de Sistemas. Através de um estudo de caso de abordagem descritiva qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com os sócios, gestores e colaboradores desta startup. Os resultados demonstram que a empresa definiu seu modelo de negócio em função da demanda do mercado e que em nenhum momento elegeu um determinado modelo preconizado pela literatura. Verificou-se também que a empresa precisa ajustar alguns processos internos de gestão, formatar um plano estratégico e estipular objetivos para os próximos anos, analisando o caminho percorrido e os resultados alcançados, além de estruturar o próprio processo de inovação interno.

Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor do quadro permanente da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), no Mestrado Profissional em Administração
Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Bacharel em Economia (FACE-UFMG), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG). Atuo como professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), e como professor convidado em cursos de MBA, Especialização, Programas Executivos e Mentorias na Fundação Dom Cabral (FDC), IBMEC-MG, IEC PUCMinas e ECI-UFMG.
Publicado
22-12-2020
Seção
Estudo de Caso