ANALISANDO OS RELACIONAMENTOS DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS COM O EMPREENDEDORISMO SOCIAL, SUSTENTÁVEL E AMBIENTAL UTILIZANDO MAPAS BIBLIOMÉTRICOS

  • Itamir Caciatori Junior Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – PPGADM, Brasil
  • Rivanda Meira Teixeira Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – PPGADM, Brasil
Palavras-chave: Finanças empresariais; Empreendedorismo social; Empreendedorismo sustentável; Empreendedorismo ambiental; Bibliometria.

Resumo

Os recursos financeiros são uma das principais fontes de sustentabilidade das empresas com objetivos sociais, sustentáveis e ambientais. Este estudo busca examinar as relações entre o empreendedorismo social, sustentável e ambiental com as finanças empresariais. Após levantamento de referências bibliográficas localizadas nas bases de dados Scopus e Web of Science foi realizada a análise dos dados com a utilização de mapas bibliométricos. A análise das distâncias de palavras-chave nos mapas bibliométricos demonstra que as finanças empresariais ainda são pouco exploradas na literatura desses três tipos de empreendedorismo. Foi constatado que os termos crowdfunding e financial performance são os que apresentam maior aderência com empreendedorismo sustentável em comparação com o social e o ambiental. As limitações encontradas referem-se à sobreposição de trabalhos resultantes das pesquisas bibliográficas de empreendedorismo sustentável e ambiental, além do reduzido tamanho dos mapas gerados por esses temas em conjunto com as finanças empresariais.

Biografia do Autor

Itamir Caciatori Junior, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – PPGADM, Brasil

Graduado em Economia, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR) e Doutorando em Administração - Linha de Inovação e Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná.

Rivanda Meira Teixeira, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – PPGADM, Brasil

Pós Doutora em Empreendedorismo pela HEC Canadá (2007) e pela FGV-SP (2015). Doutora em Administração pela CranfieldUniversity (1996) e mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ (1979.) Atuou como professora no PRODEMA da Universidade Federal de Sergipe de 1998 a 2003 e de 2003 a 2009 no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná. Atua no curso de Administração da UFPR desde 05/2017 e como consultora ad-hoc da CAPES e CNPQ, além de ser membro do Conselho Editorial e parecerista de diversos periódicos. Atua no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná na área de Administração Geral.

Publicado
25-05-2021
Seção
Artigos