Distanciamento entre Acadêmicos e Empreendedores em Contextos de Baixa Renda

  • Gabriela Pereira
  • Marcus Wilcox Hemais Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Mariana Betine
Palavras-chave: baixa renda, empreendedor, distanciamento, meio acadêmico, praticante

Resumo

O presente estudo analisa como empreendedores em contextos de baixa renda operam seus negócios, para verificar se suas práticas se alinham/distanciam de ensinamentos do meio acadêmico. Foram realizadas entrevistas em profundidade com nove professores universitários e oito empreendedores desse contexto, para comparar seus relatos a respeito de quais teorias, conceitos e modelo de marketing seriam importantes para o sucesso de empreendedores. Os achados mostram que, em geral, práticas dos empreendedores pouco se alinham com ensinamentos acadêmicos quanto a análise ambiental, pesquisa de marketing e segmentação e posicionamento de mercado, porém se aproximam quando adotadas ações do composto de marketing.

Publicado
16-11-2020
Seção
Artigos