QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL

  • Marcilio Rodrigues Gomes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Jose Wanderley Novato Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho, educação a distância, gestão do ensino superior

Resumo

Este trabalho analisou a qualidade de vida dos instrutores de ensino a distância em regime de home office da PUC Minas Virtual, buscando identificar tanto as principais dificuldades encontradas por esses profissionais quanto os aspectos positivos desse tipo de atividade para as suas vidas. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se a análise fatorial a partir do software SPSS for Windows agrupando os resultados em oito categorias conforme o modelo de Walton. Os resultados mostram que a percepção dos instrutores quanto à qualidade de vida no trabalho na maior parte das categorias avaliadas não supera os seis pontos em uma escala de zero a dez pontos, com um nível variado de QVT a depender dos fatores avaliados em cada categoria. Destaca-se positivamente a categoria “Trabalho e espaço total de vida” com uma avaliação que supera os sete pontos e, negativamente, a categoria “Compensação justa e adequada” que não alcançou os três pontos. Novas pesquisas, que tratem de outros participantes do processo e que analisem essa temática em outras organizações similares de ensino irão contribuir para que se tenha um quadro mais preciso e abrangente dessa nova dimensão da realidade organizacional brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilio Rodrigues Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Mestre em Administração pela FEAD, especialista em Educação a Distância pela PUC Minas, bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor titular da UNIESP e professor substituto na PUC Minas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicadas, Métodos Quantitativos, Empreendedorismo, Plano de Negócios e Matemática Financeira Aplicada às Organizações.
Jose Wanderley Novato Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduado em Ciências Sociais (FAFICH/UFMG) com mestrado em Administração (FACE/UFMG), doutorado em Ciência da Informação (ECI/UFMG) e pós-doutorado em Ecologia da Paisagem (ICB/UFMG). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em organizações públicas, atuando principalmente nas seguintes áreas: análise organizacional, estratégia e cultura organizacional, gestão cultural, gestão da informação e gestão da saúde. Na área das Ciências Sociais estuda as relações entre Antropologia, Sociologia, Psicologia Social e as ciências cognitivas; na área de Ecologia estuda a cognição da paisagem nas dimensões do indivíduo e da sociedade.
Publicado
08-08-2016
Seção
Estudo de Caso