QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho, educação a distância, gestão do ensino superior
Resumo
Este trabalho analisou a qualidade de vida dos instrutores de ensino a distância em regime de home office da PUC Minas Virtual, buscando identificar tanto as principais dificuldades encontradas por esses profissionais quanto os aspectos positivos desse tipo de atividade para as suas vidas. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se a análise fatorial a partir do software SPSS for Windows agrupando os resultados em oito categorias conforme o modelo de Walton. Os resultados mostram que a percepção dos instrutores quanto à qualidade de vida no trabalho na maior parte das categorias avaliadas não supera os seis pontos em uma escala de zero a dez pontos, com um nível variado de QVT a depender dos fatores avaliados em cada categoria. Destaca-se positivamente a categoria “Trabalho e espaço total de vida” com uma avaliação que supera os sete pontos e, negativamente, a categoria “Compensação justa e adequada” que não alcançou os três pontos. Novas pesquisas, que tratem de outros participantes do processo e que analisem essa temática em outras organizações similares de ensino irão contribuir para que se tenha um quadro mais preciso e abrangente dessa nova dimensão da realidade organizacional brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.