ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA O CAMPO DA ENFERMAGEM

  • Maria Fernanda Pereira Gomes Universidade Paulista
  • Lislaine Aparecida Fracolli Universidade Paulista
  • Kesley e Oliveira Reticena Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Educação superior, Saúde, Enfermagem

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com natureza descritiva, desenvolvida a partir de um material já elaborado. A Identificação e localização do material selecionado realizou-se na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando o Descritores em Ciências da Saúde (DECs): "Educação Superior" AND "Saúde" AND "Enfermagem". A pesquisa resultou em 533 publicações compreendidas entre 1986 a 2018, das quais selecionou-se 21 artigos científicos para construção da síntese teórica que resultou em duas categorias temáticas, sendo elas: 1) Os desafios da docência em enfermagem e 2) A Importância do vínculo entre docente e alunos como troca de saberes. A articulação do ensino e a reestruturação de novos métodos de aprendizagem transformam simples alunos em profissionais reflexivos aptos para enfrentarem as adversidades que possam encontrar na realização do trabalho. E os docentes, por sua vez, se adequando aos métodos revolucionários da docência e expandindo as possibilidades de ensino e aprendizagem poderão proporcionar uma formação mais completa e de maior sucesso aos graduandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-2021
Seção
ARTIGOS/ARTICLES